8 Estratégias para carrinhos de compras no e-commerce

A internet tem sido usada cada vez mais como uma ferramenta para a realização de vendas online. Sendo assim, a loja virtual acaba sendo uma das principais formas de empreender nesse ambiente digital.

Com o crescimento dos e-commerces, também aumentou a preocupação com o carrinho de compras, uma vez que praticamente todas as lojas online contam com esse recurso.

Quer saber mais sobre como funciona essa ferramenta padrão dentro da interface do e-commerce, que permite que o usuário adicione diversos itens desejados e ainda continue navegando no site? Então continue a leitura do artigo!

O que é carrinho de compras de um e-commerce?

O carrinho de compras de um e-commerce, como o próprio nome diz, é como o carrinho ou sacola de compras da loja física. No entanto, no ambiente virtual ele se resume a uma ferramenta que tem como objetivo possibilitar que os consumidores possam separar os produtos que deseja comprar antes de passarem pelas páginas de checkout e pagamento.

Ou seja, com ele é possível ir adicionando diversos itens desejados e ainda continuar navegando no site. Ao final, o consumidor decide se vai levar tudo o que colocou no carrinho de compras ou não.

Quem tem uma loja virtual sabe o quanto o carrinho de compras é importante. Por isso, falaremos um pouco mais sobre as suas vantagens logo abaixo.

Vantagens do carrinho de compras no e-commerce

carrinho de compras e-commerce

O carrinho de compras no e-commerce oferece inúmeras vantagens ao consumidor. Entre elas vale citar:

  • Permite que o cliente adicione um produto e continue navegando na loja para selecionar outros mais;
  • Facilita o controle da quantidade de produtos e o custo total da compra com praticidade;
  • Ajuda a calcular o frete;
  • Permite avaliar o valor da compra à vista e/ou em parcelas.

Além de todos os itens citados acima, o carrinho de compras permite que o consumidor feche a página da loja e retorne mais tarde para visualizar a sua lista, que fica guardada. Ou seja, ele pode iniciar uma compra durante o dia e finalizá-la durante a tarde ou noite.

Contudo, caso o produto seja vendido e o estoque esteja esgotado, o mesmo aparecerá como indisponível ou sumirá do carrinho de compras.

8 Estratégias para carrinhos de compras no e-commerce

Conheça abaixo as oito importantes estratégias que você pode aderir para o sucesso do carrinho de compras no seu e-commerce.

1. Exiba os ícones das formas de pagamento aceitas na sua loja

É importante fornecer, logo no início, as opções de pagamento que estão disponíveis no seu e-commerce. Assim, o cliente não fique decepcionado ao descobrir apenas ao final, depois de ter preenchido todo o formulário.

Dessa maneira, os compradores estarão cientes das limitações e não ficarão tão frustrados.

2. Facilite o cadastro de clientes

De acordo com um estudo realizado pelo Baymard Institute, tendo como base os e-commerces americanos, o fato de a loja virtual exigir a criação de uma conta/cadastro apareceu como o segundo principal motivo de abandono de carrinhos.

Sendo assim, é melhor analisar uma maneira mais simples de identificar o cliente, para não prejudicar suas vendas.

Uma dica é usar o login social, por exemplo, com informações de outras plataformas, como e-mail ou facebook, de forma muito mais prática e rápida.

No entanto, caso essa não seja uma opção viável, avalie formas de aproveitar os dados de compra para o cadastro do cliente, reduzindo o número de informações solicitadas na hora do cadastro.

3. Facilite informações de cartões de crédito

Quanto mais fácil for a forma de finalizar uma compra, menores as chances de abandono de carrinhos. Sendo assim, é importante que você facilite a localização de informações para a conclusão de pagamentos.

4. Atente-se para as estratégias de frete e prazo de entrega

Ao fazer uma compra online, muitos clientes se atentam para as estratégias de frete e principalmente o prazo de entrega. Quem é que não quer receber o seu pedido rapidinho, não é mesmo? Ou, ainda, pagar menos – ou nada – pela entrega?

Aqui, uma boa alternativa pode ser o frete grátis para compras a partir de determinado valor. Assim você acaba incentivando os clientes a realizarem compras com ticket médio maior.

5. Deixe sempre por perto links para esclarecimento de dúvidas

Sempre deixe visível os links para sistemas de atendimento online e perguntas frequentes para que os clientes possam obter respostas rapidamente para qualquer problema que, por ventura, ele possa ter durante a compra.

6. Invista em estratégias de remarketing

O remarketing é uma excelente maneira para tentar convencer o cliente que não finalizou uma compra. Com uma boa estratégia é possível reverter a situação e concluir a venda.

Por exemplo, o envio de e-mail marketing funciona bem nesses casos e uma ótima dica é que o consumidor receba uma mensagem com um cupom de desconto, desconto no frete ou frete grátis ou até mesmo informações sobre as vantagens daquela aquisição.

7. Acompanhe os relatórios de carrinhos de compras

É importante monitorar de perto o comportamento do usuário. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada com os relatórios de carrinhos abandonados. Por meio deles é possível mapear as principais razões que levaram o cliente a desistir da compra.

No entanto, de nada adianta ter essa informação e não fazer nada com ela. Dependendo do momento em que o processo foi interrompido, é possível identificar o motivo e adotar medidas corretivas.

8. Avalie a jornada de compra

Entender a jornada de compra dos consumidores é fundamental para fazer uma gestão eficiente de e-commerce. Adotar a plataforma adequada também faz muita diferença.

Lembre-se que todas as informações adquiridas são importantes para o gerenciamento e a personalização do catálogo de produtos, categorização, detalhes de produtos, atributos personalizados, entre outros.

Conclusão

carrinho de compras online

Agora que você já sabe a importância do carrinho de compras no e-commerce e aprendeu algumas estratégias interessantes para adotar no seu, precisa conhecer a plataforma que pode te ajudar com o gerenciamento de todos esses dados.

Assim, fica muito mais fácil entender como o seu público se comporta e quais as alternativas para gerar mais vendas e fidelizá-lo.

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