Conteúdo para Instagram? Guia com dicas e planejamento

As redes sociais possuem um papel muito importante na construção de autoridade digital das empresas. E a produção de conteúdo para o Instagram é sempre muito bem-vinda em uma estratégia de Marketing Digital.

Porém, para atrair o público é preciso planejamento, constância e dinamicidade. Sendo assim, encontrar maneiras variadas de mostrar o conteúdo e construir sua audiência e autoridade é um grande desafio.

Quer saber como produzir conteúdo para Instagram e melhorar os seus resultados? Então continue a leitura.

Por que produzir conteúdo para Instagram?

A cada dia aumenta o número de pessoas que estão no Instagram. Já são mais de 1 bilhão de usuários da plataforma e o Brasil ocupa a segunda posição em número de pessoas com contas na rede, com mais de 80 milhões.

De acordo com uma pesquisa da OpinionBox, o Instagram é acessado por 67% dos seus usuários brasileiros mais de uma vez ao dia. E a intenção de 47% dos entrevistados é aumentar o tempo online no Instagram. Ou seja, as pessoas estão passando cada vez mais tempo lá.

Ter uma conta no Instagram é muito importante para a presença digital de uma empresa ou marca. Mas de nada adianta estar lá e não produzir conteúdo adequado para essa rede. Afinal, é o conteúdo que vai ajudar a construir relacionamento com o público e autoridade para a marca, desde que seja bem feito.

Para isso, o conteúdo precisa criar empatia e gerar valor para quem está consumindo.

Como criar conteúdo para Instagram?

homem produzindo conteúdo para instagram com fone

As marcas estão cada vez mais disputando a atenção dos consumidores e o Instagram é uma importante ferramenta para gerar relacionamentos duradouros.

Para uma comunicação assertiva, é importante saber como criar conteúdo de valor no Instagram. E, portanto, é necessário um bom planejamento para definir objetivos e traçar um caminho para atingi-los. É sobre isso que falaremos a seguir.

Analise a concorrência

A melhor maneira de obter ideias e possíveis caminhos é observando a concorrência. A análise de empresas rivais e referências no mercado pode contribuir para suas ações no Instagram. Com essa observação, você será capaz de identificar formatos e estilos de conteúdos que geram melhores resultados para o seu negócio.

E saiba que, ao mesmo tempo que você observa a concorrência, os outros também estão de olho no que a sua empresa está fazendo, a fim de extrair boas ideias de seus posts no Instagram.

Pesquise as hashtags segmentadas

As hashtags são uma maneira de o Instagram classificar os posts. Por isso, elas são chamadas de agrupadoras de conteúdo.

Como se apresentam como links clicáveis, elas levam o usuário a descobrir postagens, mesmo aquelas de páginas com as quais eles nunca tiveram contato.

Por isso é muito importante fazer uma pesquisa sobre as hashtags mais relevantes da sua área e quais se conectam ao seu consumidor. Assim, ao fazer o uso daquelas mais pertinentes às suas postagens, você pode se aproximar de quem procura as informações e soluções que você tem a oferecer.

Defina um objetivo

Ter um objetivo bem definido é fundamental para guiar as estratégias e acompanhar os resultados da atuação no Instagram. A partir do objetivo é que se define as metas a serem alcançadas.

Por sua vez, as metas devem ser quantificáveis e estão relacionadas a prazos. Sendo assim, as metas são a parte mensurável do seu objetivo e o que vai permitir a análise dos resultados.

Os perfis corporativos no Instagram permitem o recolhimento de dados, que incluem informações sobre o comportamento do usuário. Isso permite descobrir quais foram os posts que tiveram um melhor desempenho e, a partir daí, replicar o método em outras ocasiões.

Defina as personas

A persona é um dos mais importantes elementos do marketing nas redes sociais. Ela é uma personagem semifictícia que representa o cliente ideal do seu negócio. Diferente do público-alvo, a persona representa um perfil específico, considerando detalhes e características de comportamento, além de dados sociodemográficos.

A definição de persona parte da análise de informações que você recolhe do próprio público. Por isso, é importante ter em mente que essa tarefa não deve ser feita com base em suposições, mas, sim, em dados reais.

Com tais características em mãos você pode direcionar suas ações e personalizar o conteúdo do seu perfil, criando, assim, posts que se adaptam aos desejos e necessidades da persona.

Ao realizar essa adaptação, os números de engajamento tendem a crescer bastante. Afinal, seu conteúdo vai atrair pessoas que estão realmente interessadas no que você tem a oferecer e podem de fato se tornar clientes.

Crie um calendário de publicação

É muito importante ter um calendário de publicações para conseguir planejar as postagens, indicando o assunto, data e horário de cada uma delas.

A principal função desse calendário editorial é organizar para que tudo ocorra como o desejado e antecipar problemas.

Produza conteúdo relevante

Como já dissemos, o conteúdo para o Instagram deve gerar valor para as pessoas. Ele deve ser bem pensado e estruturado para fornecer as informações de que sua audiência precisa, seja para educá-la ou para levá-la à compra de um produto.

Além de avaliar a importância de um determinado assunto para sua persona, ao criar um post é preciso também usar estratégias para chamar atenção para o que está sendo compartilhado. Por isso, dedique-se a produzir imagens – que pode ser foto, vídeo ou carrossel – e legendas de qualidade para o seu perfil. Ou seja, é importante caprichar nesses detalhes, pois farão toda a diferença quando chegar aos olhos do público.

Lembre-se de considerar o tom de voz escolhido pela sua empresa para dialogar diretamente com a persona.

Agende as publicações

Outro recurso interessante que você pode utilizar é o agendamento de publicações. Apesar de não ser possível fazer isso dentro da própria plataforma, existem diversas ferramentas externas que disponibilizam esse serviço.

Se você tiver uma página no Facebook vinculada à conta no Instagram, é possível fazer o agendamento de publicação utilizando os recursos do Estúdio de Criação.

Como criar um planejamento de conteúdo para Instagram?

conteúdo para instagram sobre moda

É importante ter em mente que ao fazer o planejamento de conteúdo para Instagram você consegue diversificar os posts do seu negócio, deixando a rede social mais interessante.

Entretanto, se a sua empresa ainda é pequena e você está fazendo tudo sozinho o ideal é criar um calendário para monitorar e acompanhar os posts da marca, de preferência um que tenha um software de agendamento.

Dessa maneira, você consegue:

  • Postar no Instagram mesmo do computador (o que facilita o processo de criação, edição e gerenciamento);
  • Agendar posts com antecedência;
  • Prever problemas;
  • Organizar os conteúdos que precisam ser postados;
  • Ter um histórico dos conteúdos já publicados.

Os softwares disponíveis atualmente, como o Later e o Hootsuite, possuem interface intuitiva e podem ser aliados poderosos para o seu negócio.

Quais tipos de conteúdo devo postar no Instagram ?

homem produzindo conteúdo para instagram

Agora que você já sabe como fazer o planejamento de conteúdo e o que levar em conta na hora de escolher o que irá postar, chegou a hora falarmos sobre as ideias de posts para garantir que o público esteja sempre aprendendo algo, sendo educado e preparado para tornar-se cliente.

Além disso, deve-se pensar em formas de assegurar que os clientes fiquem satisfeitos e se tornem fiéis à sua marca. Para tanto, é essencial ter uma boa estratégia de produção de conteúdo para o Instagram.

Abaixo listamos algumas dicas de conteúdos que você pode produzir para postar no Instagram. Confira!

Crie promoções

Quem não gosta de uma promoção ou sorteio, não é mesmo? Essa é uma das dicas que mais geram resultados em curto prazo.

Sendo assim, você pode criar e divulgar promoções, como sorteio de algum produto ou serviço, um brinde, ou ainda um desconto especial para um novo cliente que vier pelo Instagram ou por indicação vinda dessa rede social.

Contudo, para que a estratégia dê certo é importante que ela esteja alinhada aos objetivos do marketing. Isso porque existem muitos sorteios que acabam gerando péssimos resultados por atrair o público errado, ou seja, pessoas que não comprariam um produto ou serviço da empresa se ele não fosse dado gratuitamente.

E sabe qual é o resultado disso? A queda no número de seguidores depois do sorteio, já que eles não têm interesse na empresa e pior que isso, nenhuma venda vinda dessa promoção. Por isso, é sempre necessário estudar a melhor forma de fazer um sorteio ou distribuir brindes via Instagram.

Quando bem planejada, essa dica pode gerar uma grande quantidade de novos seguidores relevantes e principalmente, o aumento nas vendas.

Mostre os bastidores e dia a dia da marca

O público adora saber mais sobre os bastidores da empresa ou marca que ele segue. E isso ajuda a aproximá-los da marca, já que é uma maneira interessante de criar conexão.

Ao serem colocadas em contato com quem produz e com a forma como o produto ou serviço que compram é produzido, as pessoas se sentem incluídas e isso pode contribuir para sua fidelização.

Além disso, é uma forma de humanizar a empresa, o que faz com que as pessoas se conectem com a marca e seus valores. Sendo assim, mostrar os bastidores ajuda também a apresentar as crenças da empresa, além de melhorar a exposição da marca e gerar relevância para ela.

Use enquetes e perguntas

As pessoas adoram interagir e sentir que sua opinião é importante. Por isso, usar enquetes e perguntas, seja no feed ou com os recursos da ferramenta de stories, pode ser uma excelente maneira de gerar engajamento para o seu perfil.

Além disso, podem ajudar a produzir conteúdos cada vez mais assertivos para o público, uma vez fornecem informações importantes sobre seus interesses e necessidades.

Quando você cria um conteúdo com base na participação das pessoas nas enquetes e perguntas, elas se sentem valorizadas e cada vez mais encorajadas a interagir. Sendo assim, isso pode fazer com que os seguidores fiquem cada vez mais à vontade com a empresa, podendo se tornar clientes fiéis ao perceberem que ela considera a sua opinião.

Compartilhe tutoriais e guias

Os tutorias e guias são formas de produzir conteúdos relevantes e que ajudam a persona em vários momentos da sua jornada de compra. Por outro lado, eles também servem para tirar dúvidas e aumentar a percepção de autoridade da empresa.

Compartilhe depoimentos

Utilizar os depoimentos de outros clientes é uma excelente forma de eliminar objeções e fazer os seguidores entenderem mais sobre o negócio, uma vez que descobrem uma nova forma de enxergar a sua marca.

Os depoimento também funcionam como prova social, um importante gatilho que contribui para a tomada de decisão.

Faça lives

As lives, além de gerarem mais engajamento, acabam aproximando a empresa do seu público. Por meio delas você pode passar informações relevantes e educar o público, eliminar objeções, gerar conversões e aumentar o número de seguidores.

Faça stories

Os stories são fundamentais para atrair e engajar o público. A ferramenta oferece muitas possibilidades, como filtros, inserir textos, gifs, enquetes, perguntas, músicas, hashtags e marcações.

O formato abre espaço para as interações. Sendo assim, contribui para o engajamento geral do perfil, indicando ao algoritmo da plataforma a sua relevância.

Produza conteúdo para o Reels

Hoje em dia o Reels é a grande novidade para quem deseja produzir conteúdo diferenciado. Por meio desse recurso é possível fazer vídeos criativos e, até mesmo, engraçados. Eles também podem ser utilizados de forma a criar conexão com o público.

Além disso, atualmente o Reels é o formato que tem a maior entrega da plataforma, sendo exibido para pessoas que estão fora da base de seguidores. Sendo assim, é uma excelente forma de aumentar o alcance e exposição de marca e conquistar novos seguidores para o seu perfil.

Produza conteúdo para o IGTV

O IGTV pode ser utilizado para quem deseja postar conteúdos mais aprofundados, com mais informações. Os vídeos postados por lá podem ser mais longos, acima de um minuto, que atualmente é o limite de tempo para o feed.

Mas é importante ressaltar que você não precisa perder a visibilidade do feed, uma vez que esses vídeos podem ser compartilhados lá. Eles são exibidos até o tempo de um minuto e depois o próprio Instagram convida o usuário para ir ao IGTV para assistir todo o conteúdo.

Não esqueça do feed!

Apesar de os demais formatos estarem ganhando cada vez mais força entre os usuários do Instagram, não podemos deixar o feed de lado.

Isso porque ele possibilita o aumento de alcance a partir das interações. Ou seja, quanto maior o número de comentários e curtidas, mais as suas postagens serão exibidas de forma orgânica para sua base de seguidores.

Além disso, o feed funciona como um repositório dos conteúdos, pois tanto as imagens como as mensagens de texto ficam disponíveis permanentemente, a menos que você opte por ocultá-los.

Fale sobre atualidades do seu nicho

Não restrinja suas postagens apenas para falar do seu produto ou serviço. Mostre que você está a par do que acontece no mercado, e em sintonia com as novidades e tendências. Você pode, por exemplo, compartilhar uma inovação do seu setor de atuação, como a atualização de alguma tecnologia ou um lançamento importante.

Essa é uma forma de conquistar novos seguidores, melhorar o engajamento e o alcance de posts e ainda aumentar a relevância do seu conteúdo e a autoridade da marca.

Anuncie novos produtos e coleções

As pessoas gostam muito de novidades. Por isso, é sempre interessante mostrar quando você tem algum produto ou coleção novos. Em geral, postagens desse tipo tendem a ter boas taxas de engajamento.

Faça parceria/colaborações

Você pode fazer parcerias com outras contas cujo público de interesse seja similar ao seu. Fazer parceira com pessoas que são vistas como autoridade ou influenciadoras dentro do seu segmento também pode ser muito interessante.

Um exemplo são as colaborações com blogueiras que se identificam com a sua marca e o seu produto. Isso acaba gerando valor ao seu negócio.

Identifique os melhores dias e horários para postar

Em que momento do dia e da semana o seu público costuma estar mais ativo no Instagram? Essa é uma pergunta muito importante e que você pode descobrir a resposta verificando os Insights da própria plataforma.

Postar nos horários de maior atividade da sua audiência pode ajudar a melhorar o desempenho do seu conteúdo. Isso porque, as chances de ter um engajamento inicial maior aumentam, o que faz com que seu conteúdo seja exibido para um número ainda maior de pessoas.

3 melhores aplicativos para produzir conteúdo para Instagram

mulher produzindo conteúdo para instagram de maquiagem

De maneira geral, com base em tudo o que falamos até aqui, os materiais produzidos para o Instagram devem ser visualmente atrativos, ter conteúdo relevante e conversar com as dores e desejos da persona.

Contudo, a criação de conteúdos mais elaborados pode demandar dedicação e tempo.

Para ajudar com esse processo, existem aplicativos que facilitam a vida de quem precisa postar frequentemente na rede social e funcionam como atalhos para ter mais agilidade na produção de conteúdo.

Abaixo listamos alguns dos principais aplicativos que podem te ajudar a produzir conteúdo para Instagram. Veja quais são eles!

Canva

O Canva é um site e também um aplicativo voltado para facilitar o design para quem precisa dele para seus negócios.

Ou seja, é uma plataforma de design gráfico que possui milhares de templates e é muito boa para fazer artes em pouco tempo, com pequenas alterações. Ela permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.

A sua versão gratuita já tem muitas funcionalidades, mas para quem deseja algumas facilidades a mais, como ajustes de tamanho para o mesmo material e uso de fotos profissionais, vale a pena investir na versão paga.

PicsArt

O PicsArt é um aplicativo disponível para Android e iOS que faz edição de imagens. Por meio dele é possível criar colagens, montagens, aplicar filtros, colocar efeitos e inserir adesivos. Além disso, consegue-se desenhar e criar adesivos no aplicativo.

É importante reforçar que o editor de fotos funciona parcialmente online, para baixar novas molduras e adesivos da Internet. Isso significa que sempre existirão novos efeitos sem a necessidade de atualizar o aplicativo.

InShot

O InShot é um aplicativo de edição de vídeos bem completo e gratuito para Android e iOS. Com ele é possível também postar fotos e vídeos no Instagram, e inserir legendas, dublagens e filtros.

Um dos destaques do app é a possibilidade de inserir música ao vídeo. Apesar de ser em inglês, ele é bastante intuitivo, não apresentando muitas dificuldades em seu uso.

Conclusão

conteúdo para instagram mulher fazendo selfie

Como você pôde notar, produzir conteúdo para Instagram é uma atividade que precisa de constância e criatividade.

É fundamental publicar posts usando fotos, imagens, vídeos e textos de qualidade para gerar mais engajamento, aumentar a autoridade da marca e, consequentemente, o que todo empreendedor quer, mais vendas. Você pode – e deve! – fazer isso usando os diferentes formatos da plataforma, como feed, IGTV, Stories e Reels.

O Instagram é uma ferramenta muito valiosa, uma vez que pode trazer inúmeras vantagens para o crescimento da empresa na construção de sua reputação online. Por isso, é indicado incluí-lo no planejamento de sua estratégia de Marketing Digital.

Agora você já aprendeu com este artigo tudo que é necessário para criar conteúdo para Instagram e ser bem-sucedido nessa empreitada. Também conheceu alguns aplicativos que podem ser muito úteis na hora de criar suas peças gráficas para a rede social. Então, já pode começar a utilizar o Instagram de forma estratégica ou reavaliar e aprimorar a sua atuação na rede social.

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