Desconto progressivo: o que é, como calcular e implantar no seu e-commerce

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Se você é empreendedor e administra o e-commerce da sua marca, com certeza já percebeu que cada dia que passa torna-se necessária a busca por soluções eficazes para o crescimento da marca. Um exemplo é a utilização de ações promocionais, e uma que tem se destacado é o desconto progressivo.

Adotar essa estratégia pode ser uma boa alternativa para atrair um maior número de clientes, que também estão mais exigentes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo pata ajudar você a entender o que é o desconto progressivo, quais suas vantagens e como implementar no seu negócio. Confira!

 

O que é o desconto progressivo?

 

De modo geral podemos dizer que o desconto progressivo é uma maneira de realizar vendas, estimulando o cliente a comprar mais produtos e, como benefício, conquistar um maior desconto.

Nessa estratégia oferece-se um desconto percentual sobre o valor total da compra que aumenta a medida em que o cliente adquire mais itens. Ou seja, quanto mais ele compra, maior será a redução dos preços.

 

O que considerar para definir o valor do desconto progressivo?

 

desconto progressivo homem

 

É importante analisar uma série de fatores antes de colocar em prática o desconto progressivo.

E o principal deles é definir a faixa percentual de desconto, de modo que não comprometa o orçamento da sua empresa.

Para isso, é preciso traçar a margem de lucro de cada produto, levando em consideração o seu custo, as despesas variáveis (como o frete) e o preço final.

Assim você verá que quanto maior esse valor, mais interessante que a promoção seja feita sobre esse item. Por outro lado, quando a margem é muito pequena, uma redução no preço pode gerar prejuízo.

 

Quais são as vantagens de utilizar essa estratégia?

 

Apesar de o desconto progressivo, muitas vezes, parecer uma estratégia arriscada, quando bem pensada e elaborada pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Veja abaixo quais são elas!

 

Aumento das vendas

Ao oferecer desconto progressivo, você acaba estimulando os seus clientes a comprarem mais produtos  para alcançar o objetivo de maior redução nos preços.

 

Aumento do ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor médio gasto pelos clientes em uma compra. Para chegar a esse valor, basta dividir o montante das vendas pelo número de pessoas que as realizou.

E como essa estratégia é um incentivo para que os consumidores comprem mais na sua loja, consequentemente o valor gasto por cliente aumenta, elevando também o ticket médio.

 

Captação de novos clientes

A captação de novos clientes é muito importante para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

E o desconto progressivo acaba sendo uma maneira de atrair mais consumidores, além de aumentar a presença da sua marca em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Fidelização de clientes

O desconto por si só já é bastante atrativo para os clientes. E quando atrelado a uma excelente tática leva à fidelização de clientes, o que representa uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Além disso, como já falado neste artigo, a fidelização de clientes ajuda a diminuir os custos da sua empresa, afinal tem o potencial de custar até cinco vezes menos do que a aquisição de novos clientes.

 

Quando se deve utilizar a estratégia de desconto progressivo?

 

Apesar de ser muito eficaz e trazer diversos benefícios para o seu negócio, o desconto progressivo só deve ser aplicado após um planejamento adequado.

Isso significa que antes de lançar essa estratégia, você precisa analisar os seus produtos e suas metas.

Tenha em mente que essa é uma ótima alternativa para vender produtos que estejam acumulados no estoque ou ainda estimular mais compras na sua loja em um momento de baixa.

 

Como calcular os valores de desconto progressivo?

 

desconto progressivo calculadora

 

Uma vez que você optou pela estratégia de desconto progressivo para aumentar as vendas do seu e-commerce, é importante, então, definir os produtos que entrarão nessa promoção e montar uma tabela progressiva de descontos.

Essa tabela serve como uma garantia de oferecer ótimos preços, mas sem prejudicar a lucratividade do negócio.

Uma das táticas utilizadas é o desconto progressivo atrelado ao número de produtos. Sendo assim, você pode definir, por exemplo:

  • 1 a 2 produtos: 10% de desconto;
  • 3 a 4 produtos: 20% de desconto;
  • 5 ou mais produtos: 30% de desconto.

 

Passo a passo implementar o desconto progressivo

 

Agora que você já sabe quando utilizar o desconto progressivo e como calcular os valores dos produtos, chegou a hora de conhecer o passo a passo para que a estratégia funcione.

 

Defina um objetivo

O primeiro passo na hora de elaborar uma estratégia de desconto progressivo é definir o seu objetivo, pensando na vantagem dessa ação para o seu negócio. Divulgar um novo produto? Limpar o estoque para a chegada de novos itens? Fidelizar mais clientes?

Avalie a necessidade do seu negócio e, assim, escolha o objetivo e as metas mais adequadas para alcançá-lo.

 

Calcule a margem de lucro dos produtos

Depois de definir o objetivo, é hora de calcular a margem de lucro de cada produto. Isso porque, é preciso saber quanto desconto é possível oferecer para atrair mais clientes sem prejudicar os resultados da sua empresa.

Somente após calcular a margem de lucro dos produtos você poderá definir o valor máximo de desconto que será oferecido.

 

Selecione os produtos que podem ser vendidos em conjunto

Defina quais os produtos farão parte do desconto e quais serão as regras dessa promoção.

Não se esqueça de divulgar claramente como irá funcionar essa estratégia, para que o cliente não se sinta enganado.

 

Defina os níveis de progressão e as quantidades de produtos

Uma vez definidos os valores e os produtos que farão parte dessa estratégia, é hora de analisar os níveis de progressão de desconto, ou seja, qual porcentagem de desconto para determinada quantidade de produtos.

 

Divulgue a promoção nos canais da sua empresa

Uma vez que você já tenha estruturado sua promoção, é preciso pensar na melhor forma de divulgação, utilizando estratégias de comunicação e marketing.

Afinal, de nada adianta oferecer um desconto progressivo se o cliente não ficar sabendo dessa ação.

Por isso, é fundamental que você divulgue seu programa de desconto nos locais em que seu público-alvo está presente.

 

Conclusão

 

desconto progressivo sacolas

 

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre a estratégia de desconto progressivo e suas vantagens.

Além de aumentar suas vendas, essa alternativa é capaz de captar novos consumidores e ainda fidelizar aqueles que já compraram em ocasiões anteriores.

Mas não se esqueça que, antes de sair aplicando qualquer desconto, é necessário fazer uma análise das necessidades do seu negócio e calcular os limites de redução da sua margem de lucro.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre outras estratégias de venda para alavancar seu negócio, confira aqui: 10 ideias de promoção para seu e-commerce.

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