6 Estratégias de vendas online para atrair clientes para sua loja virtual

Você já percebeu que, a cada dia que passa, as pessoas estão investindo mais no empreendedorismo digital e, consequentemente, nas vendas nesse meio? Para isso, é importante entender sobre estratégias de vendas online.

Na internet o processo de vendas é bem diferente de um espaço físico e, apesar das facilidades, os empreendedores precisam estar atentos para aplicar técnicas efetivas para atrair e convencer o visitante a comprar o seu produto ou serviço.

Fato é que vender online ainda é uma dificuldade para muitas pessoas. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a conquistar melhores taxas de conversão.

Importância de definir estratégias de vendas online

Independentemente do tamanho da sua empresa e da equipe de vendas, as abordagens que os vendedores vão utilizar no mercado precisam ser consistentes e seguidas por todos. Daí a importância de definir estratégias de venda online.

Para isso, você deve criar um planejamento com as estratégias, com atenção para estas três etapas:

1- Pesquisar as principais características do público-alvo

Conhecer bem as características das pessoas interessadas na sua solução é muito importante para definir as melhores estratégias para atraí-las e transformá-las em clientes.
O seu público deve ser abordado nos canais certos, por uma linguagem de comunicação compatível e com propostas que atendam às suas necessidades.

2- Criar um perfil de cliente ideal

O perfil de cliente ideal, também chamado de persona, é uma representação fictícia que ajuda a compreender o tipo de cliente que sua empresa deseja atrair, seu comportamento, interesses e outras peculiaridades. Esse perfil ajuda a identificar as dores e necessidades da pessoa e, assim, você pode oferecer a ela as soluções mais adequadas.

3- Determinar funções dentro da equipe de vendas

A equipe de vendas deve ser organizada e dividida em grupos para que cada um cuide de uma abordagem de venda. Essa também é uma forma de aproveitar melhor o talento de cada um.

Como alinhar estratégias de vendas online com marketing digital?

estratégias de vendas online pessoas com notebook com graficos

Não há como negar que uma boa estratégia de vendas online está sempre atrelada a uma boa estratégia de marketing digital.  Isso porque, é esse tipo de ação que fará com que as pessoas conheçam o que você tem a oferecer.

Para alinhar as estratégias de venda online com marketing digital você deve:

  • Estudar sobre marketing e marketing digital: atualmente existem diversos cursos online para quem quer aprender como usar o marketing digital para vender mais;
  • Entender quais técnicas e estratégias mais se adequam ao seu negócio;
  • Trabalhar com redes sociais: apostar principalmente no Instagram e Facebook;
  • Criar conteúdo relevante, com técnicas de SEO, para se posicionar bem nos motores de busca;
  • Gerar leads qualificados: como produção de post em blogs, disponibilização de e-books ou criação de promoções sazonais. Porém, tudo isso deve ser feito sempre pensando na sua persona.

Definindo objetivos e metas

É importante ter em mente que qualquer estratégia de marketing digital só atinge o sucesso quando é construída a partir de um bom planejamento baseado em objetivos e metas. Além disso, tanto objetivos quanto metas devem ser de conhecimento de todos os colaboradores.

As metas devem ser muito bem definidas e é importante que sejam claras e possam ser facilmente acessadas por todos.

Também não se esqueça de utilizar métricas para análise de resultados para que você possa acompanhar e analisar de perto se todo o esforço está valendo a pena. Do contrário, você não saberá se as estratégias estão sendo bem aproveitadas.

As métricas podem estar relacionadas ao ROI (Retorno Sobre Investimento), que considera muitas variáveis, como taxa de rejeição, taxa de conversão, aumento de visitas no site, geração de leads, aumento de leads qualificados, número de propostas repassadas ao setor comercial, SEO e campanhas de e-mail.

Com todas essas informações, podemos concluir que o marketing digital e as vendas online são departamentos que, quando alinhados, contribuem para melhoria nos resultados da empresa.

Por isso, defina seus objetivos, trace metas e tenha uma equipe alinhada e com foco em resultados. Com certeza isso irá contribuir muito para o sucesso da sua empresa.

6 Estratégias de vendas online para atrair mais clientes para sua loja virtual

pessoas na sala de reunião comemorando o sucesso das estratégias de vendas online

Agora que você já sabe a importância de trabalhar as estratégias de vendas online, vamos às dicas práticas para atrair mais clientes para sua loja virtual.

1 – Tenha um excelente site de vendas com ferramentas

Quando se trata de um e-commerce, o seu site é a própria loja virtual. É por isso que ele deve ser organizado, de fácil acesso e navegação. Caso contrário, o cliente não se sentirá seguro para realizar a compra. Afinal, muita gente ainda se sente insegura ao realizar transações online.

Portanto, é preciso driblar essas dificuldades para aumentar suas chances de venda, ganhando a confiança e fidelidade dos clientes.

Mas como fazer isso da melhor maneira? Atente-se para alguns pontos:

  • Deixe claro para o cliente que o seu site é seguro para transações online;
  • Elimine tudo o que possa atrapalhar o processo de compra;
  • Dê preferência para um site responsivo, funcional e com ótima navegabilidade;
  • Elabore um site bastante atrativo;
  • Invista na versão mobile da sua loja online.

2 – Utilize Up-selling e Cross-Selling nas estratégias de vendas online

Tanto o up-selling como o cross-selling são estratégias de vendas online muito comuns nos e-commerces, que podem ser completamente automatizadas utilizando ferramentas inteligentes.

Se você ainda não conhece, o up-selling é o ato de propor ao consumidor um upgrade no produto escolhido, como oferecer um modelo mais atual ou com mais funcionalidades. Já o cross-selling é uma estratégia parecida com o up-selling, porém oferece um produto relacionado, muitas vezes, complementar à escolha principal.

Essas duas estratégias de vendas online são importantes para aumentar o ticket médio e o IPC (itens por cliente). Vale lembrar que essas técnicas podem ser usadas também no pós-venda, utilizando remarketing e e-mail marketing e, até mesmo, para reverter o abandono de carrinho.

3 – Invista em SEO

O sucesso de uma loja virtual está diretamente relacionado à facilidade que o público tem de encontrá-la na internet, principalmente por meio de sites de busca. E, para isso, investir em SEO é extremamente importante.

A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optmization e é traduzida como otimização para mecanismos de busca. É um trabalho que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa em plataformas como Google, Yahoo e Bing.

O ideal é que você pesquise as palavras-chave que tenham relação com seu negócio e trace um plano de como utilizá-las em seu site e conteúdo em geral.

4 – Invista em mídia paga

As mídias sociais são formas baratas de divulgação. Até mesmo uma publicação paga não requer tanto investimento e ela pode se adequar ao seu orçamento.

Portanto, é importante primeiro criar uma página ou perfil da sua marca para alimentar com atualizações e ofertas. Essa é uma maneira de estreitar os laços com o seu consumidor, responder aos questionamentos que surgirem e resolver suas solicitações com rapidez e simpatia.

Mas para além das postagens orgânicas, investir em mídia paga é uma boa maneira de alavancar os resultados. Isso porque, os anúncios ampliam o alcance da marca, contribuindo também para acelerar o processo de vendas.

Ao trabalhar com mídia paga, é importante ter em mente a necessidade de sempre acompanhar os resultados em tempo real. Assim, é possível realocar a verba conforme o desempenho de cada anúncio e seu respectivo retorno.

5 – Elimine as objeções

As objeções estão presentes em qualquer processo de vendas. É normal que antes de comprar o seu produto ou serviço o consumidor questione alguns pontos que considera mais importantes ou delicados.

Caso você não consiga lidar com essas objeções, perderá muitas vendas. Por isso, em toda a sua comunicação com seu potencial cliente, seja por meio de conteúdo no blog, de uma página de vendas no seu site ou do discurso dos vendedores, elimine as objeções mais comuns antes mesmo de elas serem feitas.

6 – Invista em Marketplaces

estratégias de vendas online pessoa com cartão de credito na mao com notebook

Diferente de um e-commerce, o marketplace traz uma proposta mais colaborativa,  em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos, mediados por uma empresa.

Esse formato permite que o consumidor acesse um único site para pesquisar pelas ofertas de diferentes lojistas, seja do mesmo ou de vários produtos. Além disso, ele pode optar por comprar itens de mais de uma loja pagando tudo junto, em um só carrinho.

Em troca de toda a estrutura e divulgação oferecida para o lojista, é preciso pagar uma taxa, forma pela qual a empresa que gerencia o marketplace consegue monetizar e lucrar.

Quais as melhores estratégias de vendas online para fazer sua primeira venda digital?

estratégias de vendas online duas pessoas comemorando

Se você está começando a sua jornada no universo do comércio eletrônico, precisa enfrentar o desafio de realizar a primeira venda. Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas para te ajudar na concretização dessa tarefa para que, assim, seu e-commerce possa decolar de vez:

  1. Tenha um site com interface amigável em dispositivo móvel;
  2. Aposte numa plataforma de chat online;
  3. Descubra onde está o seu cliente;
  4. Construa sua lista de e-mails e contatos;
  5. Aposte no e-mail marketing e envie newsletters;
  6. Impulsione posts ou faça anúncios no Facebook e Instagram;
  7. Crie um blog e otimize o conteúdo com técnicas de SEO;
  8. Crie campanhas no Google Adwords;
  9. Conheça o comportamento dos visitantes da sua página através do Google Analytics;
  10. Obtenha um bom ranqueamento em buscadores de compra;
  11. Envie amostras de seus produtos e peça reviews em troca;
  12. Use seus contatos pessoais para divulgar seu negócio;
  13. Ofereça promoções e cupons de desconto;
  14. Seja persistente.

Com certeza, se você seguir todas essas dicas acima, você conseguirá realizar a sua primeira venda online. E esse é apenas o primeiro passo para o sucesso.

Conclusão

estratégias de vendas online duas pessoas sorrindo e conversando

Como vimos ao longo do texto, com um bom planejamento e aplicando todas essas dicas, sua estratégia de vendas online tem tudo para ser um sucesso.

Lembre-se de sempre colocar seu cliente em primeiro lugar e seguir as recomendações de como criar um site para atraí-lo e fornecer a solução para suas necessidades. Também não podemos esquecer da estratégia de divulgação para seu negócio.

Para ter um e-commerce de sucesso é preciso saber usar estratégias para aumentar o alcance de sua marca e fazer com que ela seja reconhecida e amada. Como dissemos, é muito importante apostar nas ferramentas e ações de divulgação disponíveis hoje em dia, como o SEO, atuação nas redes sociais, bem como investimento em mídia paga.

E agora que você já viu isso tudo, é hora de começar a aplicar e melhorar suas vendas online!

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