Foto para e-commerce: como ter boas fotos para vendas na internet?

Muitos dizem que a primeira impressão é a que fica. E quando o assunto é e-commerce, não tem como fugir desse ditado. Por isso, saber as melhores técnicas de foto para e-commerce é muito importante para o sucesso das suas vendas.

 

Isso porque uma página com visual mal pensado pode afetar o interesse do usuário pela marca e seus produtos, o que acaba surtindo efeito indesejado, levando-o diretamente para a concorrência.

 

Além disso, enquanto em uma loja física o cliente pode experimentar, tocar e sentir o produto, em uma loja virtual isso é impossível. O consumidor acaba ficando dependente de boas imagens para transmitir essa experiência sensorial.

 

Na hora de fotografar os produtos que serão oferecidos no site alguns fatores, como iluminação apropriada, ambiente e a disposição dos objetos em cena, podem fazer toda diferença.

 

Como esse assunto ainda gera muitas dúvidas, separamos algumas dicas sobre como fazer fotos para e-commerce. Continue a leitura do texto e aprenda como as imagens podem te ajudar a vender mais na internet.

Como tirar foto para e-commerce?

 

mulher posando para foto mostrando peça de roupa

Engana-se quem pensa que para fazer foto para e-commerce basta posar usando o produto e fazer o clique. Uma boa imagem vai além disso.

Confira alguns truques essenciais para conseguir ótimas imagens e deixar a sua loja virtual mais atrativa.

Tenha um tripé

 

Para que a imagem não saia tremida, nada melhor que usar um tripé. Entretanto, ainda assim, na hora de apertar o botão da câmera pode acontecer alguma movimentação de câmera que interfira na imagem. Por isso, além de investir em um tripé, você pode apostar no timer da máquina para que não seja necessário encostar-se ao aparelho na hora de capturar a imagem. Outra saída interessante é configurar a velocidade do obturador.

Aproveite a luz natural

 

Sempre que possível, dê preferência para tirar as fotos ao ar livre. Mesmo que você tenha os melhores equipamentos de iluminação do mundo, nada substitui a luz natural.

Principalmente durante aquelas horas do dia em que o sol acentua algumas sombras e a luz ganha um tom alaranjado, a chamada golden hour, ou hora dourada. Geralmente, o começo das manhãs e os fins de tarde são ideais para fazer excelentes fotografias.

 

Mostre vários ângulos

 

Procure oferecer diversos pontos de vista do seu produto. Assim, você pode mostrar todos os detalhes dele para que não fique nenhuma dúvida para seu, facilitando sua decisão de compra.

 

Utilize um fundo branco

 

O fundo branco em fotografias oferece contraste e claridade, ressaltando assim as características do produto.

Além disso, o fundo branco evita distrações que podem disputar com a mercadoria a atenção do consumidor.

 

Limpe o produto antes de fotografar

 

É importante limpar ou passar, no caso de roupas, o produto antes de fotografar. Lembre-se de que o cuidado transmitido por meio das fotos é o mesmo cuidado que o cliente imagina que o e-commerce tem com o atendimento em geral.

 

Escolhendo uma câmera para fotografar para seu e-commerce

 

O indicado para fazer boas fotos para vender na internet é utilizar uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex). Equipamentos desse tipo costumam ter um valor mais alto, mas estão ficando mais acessíveis a cada ano. Por isso, se você está pensando em fazer muitas fotos de produtos, investir em uma boa câmera digital vale a pena.

Contudo, se isso não está em seu orçamento, existem no mercado smartphones com excelentes câmeras que podem ser uma boa escolha. Nesse sentido, alguns aplicativos gratuitos para celular, como VSCO Cam, podem ajudar a fazer fotos muito boas, especificamente se forem destinadas para as redes sociais.

Outra opção é investir em uma câmera semiprofissional, que alia recursos automáticos e manuais para que você possa conseguir melhores ajustes na hora de fotografar. Em geral, o valor desse tipo de câmera é um pouco mais acessível.

 

Como configurar câmera para foto para e-commerce?

 

Se você optar por adquirir uma câmera DSLR, é necessário aprender algumas noções básicas de fotografia, bem como algumas configurações são importantes para ajustar em seu equipamento. Veja abaixo quais são elas:

  • Ao fotografar para seu e-commerce, não utilize uma lente grande angular, pois ela irá distorcer a imagem do seu produto;
  • Ajuste a abertura do diafragma da câmera corretamente. Dê preferência para uma  abertura menor, como f8 ou f11 para maior profundidade de campo, que vai manter seu produto inteiro nítido e em foco. Aberturas maiores, como f2.8 ou f4.5, limitam a profundidade de campo, deixando partes do produto fora de foco;
  • Acerte o balanço de brancos na hora de fotografar. Você deve configurá-lo para a mesma tonalidade que suas luzes;
  • O ISO controla a sensibilidade à luz do sensor. Ambientes com muita iluminação não precisam de um número alto do ISO. Em ambientes de pouca luz, faça testes para definir o valor ideal. Mas lembre-se de que quanto maior o ISO, mais ruído vai existir na imagem. Se possível, defina sua câmera para ISO 100;
  • Se precisar dar zoom, prefira usar o zoom óptico, caso sua câmera possua, e tente ampliá-lo ao máximo. Evite usar o zoom digital, pois isso irá diminuir a qualidade da imagem;
  • Observando a imagem através do visor da câmera, mude a velocidade do obturador para que a imagem seja exposta de forma apropriada. Quanto mais diminuir a fração (que costuma variar de 1/60 a 1/4 ), mais luz irá entrar;
  • Para estabilizar a câmera e poder duplicar o mesmo disparo facilmente para cada um de seus produtos, utilize um tripé;
  • Aposte em um temporizador remoto ou um gatilho de disparo, de maneira que você possa registrar suas fotos sem emitir qualquer movimento na câmera.

 

Além das câmeras: outros recursos para fazer boas fotos para e-commerce

 

No início, se você precisa evitar um pouco mais os gastos, não há necessidade de despender uma grande parte do seu orçamento em equipamentos de alta tecnologia. Você pode usar a criatividade e substituir ferramentas caras por itens simples que resultam em efeitos muito parecidos.

 

Veja abaixo alguns fatores e recursos que podem te ajudar a fazer fotos com boa qualidade.

 

  • Iluminação

Aproveite a luz natural no início da tarde pode garantir melhores resultados. Mas fique atento, o que importa não é apenas a quantidade de luz, mas a distribuição correta dela.

 

  • Controle de luz e fundo neutro

Para conseguir imagens impecáveis de fotos de produtos com fundos neutros, os profissionais utilizam a tenda difusora. Ela é um equipamento parecido com uma caixa, cujas laterais e topo são translúcidos, fazendo com que a luz que entra (natural ou artificial) seja suavizada, iluminando o objeto de maneira mais uniforme e controlando as sombras.

 

É possível encontrar tendas difusoras a partir de R$100 no mercado, mas você também pode improvisar a sua com caixas de papelão, tecido e fita adesiva, construindo sua própria tenda.

 

Dicas para tirar foto para e-commerce com celular

 

mulher fazendo foto com celular

Agora que você já sabe como tirar fotos com uma câmera profissional, chegou a hora de aprender a vender os seus produtos utilizando o celular.

 

Confira o foco

 

Um dos pontos mais importantes em qualquer imagem é o foco e a nitidez, pois sem eles as pessoas não vão conseguir enxergar o produto como deveriam, com todos os detalhes, evidenciando as qualidades e gerando interesse no cliente.

 

Não use o zoom do celular

 

Recomendamos que você não utilize o zoom, pois ele reduz a qualidade da imagem. Somente em casos muito específicos você pode fazer uso dessa ferramenta.

 

Nem todos os smartphones possuem zoom manual e, ao usar o zoom digital, a qualidade das fotos irá diminuir bastante. Ou seja, essa função não vai apenas aproximar como, também, distorcer a imagem que você capturar.

 

Sendo assim, o ideal mesmo é se aproximar do produto para não prejudicar a qualidade de sua foto.

 

Cuidado com flash

 

Sempre que possível você deve usar a luz natural, pois ela é perfeita para qualquer tipo de foto. Entretanto, existem algumas situações que exigem uma luz artificial para uma melhor qualidade. Nesses casos, é necessário prestar atenção nas sombras atrás do produto.

 

Use um tripé ou outro suporte

 

Ao clicar na tela para tirar uma foto, o seu celular acaba mexendo, por não estar em um apoio fixo, fazendo com que a foto saia tremida e borrada. Você consegue evitar isso se utilizar acessórios para apoiar o celular.

Existem diversos tipos de suportes e tripés adaptados para smartphones com um preço acessível e é super fácil de encontrá-los.

Agora, caso você não queira investir nisso de imediato, é possível usar um lugar de apoio para solucionar o problema de estabilidade temporariamente.

Uma dica extra para quem não tem os acessórios citados acima, é sempre usar as duas mãos ao tirar fotos, pois você aumenta a estabilidade.

 

Como editar foto para e-commerce?

 

notebook conectado a um site de e-commerce

Assim como o momento de registrar a foto é importante, a edição também vai fazer com que se crie uma unidade para todas as imagens da loja virtual, tornando-as muito próximas das profissionais. Nessa etapa, é possível remover o fundo, corrigir cores, adicionar sombras e ajustar o brilho.

 

Alguns aplicativos e softwares podem facilitar esse trabalho de edição. Abaixo listamos os principais deles:

  • Photoshop: apesar de ser pago, é o mais utilizado por profissionais;
  • Photoshop Express: possui algumas funções mais simples e outras gratuitas. Não é tão completo quanto o Photoshop;
  • Pixlr: possui funcionalidades semelhantes às do Photoshop, porém em versão gratuita;
  • Adobe Lightroom: possui ferramentas, filtros e configurações inovadoras;
  • Snapseed: editor de fotos do Google para fazer correções, adicionar filtros e salvar preferências;
  • VSCO: filtros prontos, rápidos e fáceis de usar, com versão paga e gratuita.

 

Entretanto, de nada adianta fazer uso dessas ferramentas se não souber dosar a qualidade de uma imagem.

Não coloque muitos efeitos

 

Os efeitos, quando em excesso, podem acabar distorcendo a imagem. Além disso, muitas pessoas ao perceber o exagero e desconfiar da originalidade da imagem.

 

Fidelidade nas cores

 

Algumas pessoas abusam tanto dos filtros que as fotos acabam perdendo as cores originais. Em um e-commerce isso é muito arriscado, pois não transmite ao consumidor o tom exato daquilo que ele está comprando.

 

Priorize a qualidade das imagens

 

Por fim, tendo em vista todas as orientações apresentadas, o fator mais importante para se ter boas fotos em seu e-commerce é a qualidade  das imagens. Não importa se você vai usar o zoom ou não, um tripé ou outro acessório para ajudar no momento de tirar a foto. A qualidade é que vale.

 

Como fotografar roupas para e-commerce?

 

Se você tem e-commerce de moda, separamos algumas dicas mais específicas sobre como fotografar para esse nicho e aumentar as vendas:

 

  • Utilize uma modelo: se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso, ou seja, no corpo. Essa é uma maneira eficiente de se aproximar do público, mostrando como a roupa veste;
  • Alinhe os estilos: é importante que as pessoas que irão representar a sua marca tenham o mesmo estilo, para que ela fique confortável ao vestir as peças;
  • Cuidado com as dobras: esteja sempre atento com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando sua visualização.

Qual o tamanho ideal de foto em e-commerce?

 

O tamanho ideal de foto para e-commerce, no caso a sua resolução, é fundamental para que o consumidor tenha uma ótima impressão do produto e queria comprá-lo.

Para que o consumidor consiga visualizar seu produto para tomar uma decisão de compra, você deve apostar nos detalhes. Quanto mais pixels ela tiver, melhor será a sua nitidez. Entretanto, não adianta inserir uma imagem muito pesada, pois isso pode atrapalhar o tempo de carregamento da sua página e afastar usuários.

Sendo assim, o recomendável é ter no mínimo:

  • Imagens retangulares: 640 x 480 pixels;
  • Imagens quadradas: 640 x 640 pixels;

Para você ter uma ideia, veja abaixo o exemplo do Google Shopping. Desde a sua atualização em 2016, as recomendações são:

  • Forneça a maior imagem disponível com fundo branco;
  • Examine a URL da imagem para encontrar o redimensionamento de parâmetros que renderizam uma imagem menor;
  • Evite incluir informações temporais, como preço ou promoções ou logos nas imagens;
  • O tamanho mínimo para imagens que não são de vestuário é de 100×100 pixels;
  • Imagens que são de vestuário/moda precisam ter no mínimo 250×250 pixels;
  • O tamanho recomendado para todos os produtos é de pelo menos 800 x 800 pixels;
  • As imagens não podem ser maiores que 16MB.

Com certeza você já deve ter reparado que diversos e-commerces hoje utilizam a função zoom, ou seja, permitem que o usuário amplie a imagem para observar melhor o produto. Isso é fundamental para mostrar os detalhes e tirar dúvidas do consumidor.

 

Importância de investir em foto para e-commerce

 

mulher segurando sacolas de compras

Como falamos ao longo do texto, a imagem é dos principais fatores de conversão em uma loja virtual e não é à toa. Ela é a maior atração do produto no momento da compra. É importante para fazer com que o consumidor clique  sobre um produto na grade de buscas e também pode inspirá-lo a comprar ou não o produto.

 

Além do preço, outros fatores influenciam na decisão de compra, como saber qual a cor exata, como essa mercadoria é em diferentes ângulos, entre outros detalhes.

 

Sendo assim, quando as fotos disponíveis estão com baixa resolução e embaçadas, a chance de desistência é muito grande. O contrário também é válido, pois quando se tem uma noção exata daquele produto, fica mais fácil comprá-lo.

 

O fato é que as fotos no e-commerce são importantes desde quando esse tipo de venda existe, pois se tratando de comércio eletrônico, a informação do produto deve começar com imagens como parte da experiência.

 

Estúdio de foto para e-commerce

 

foto para ecommerce estudio de fotografia

Quando se tem um dinheiro disponível para fazer as fotos para e-commerce, o recomendado é apostar em um estúdio de fotografia, pois esses profissionais conseguem otimizar o tempo e ainda entregar ótimos resultados.

 

Os estúdios de fotografia ainda disponibilizam boa iluminação, facilidade para tirar as fotos de diversos ângulos, com fundos de diferentes cores. E, para quem necessita de uma produção especial, esse lugar também é ideal.

 

Portanto, se você consegue arcar com o custo de um fotógrafo em estúdio, saiba que, com certeza, as suas fotos terão um excelente resultado.

Qual o preço médio de foto para e-commerce?

 

Não é tão simples calcular o preço médio de foto para e-commerce, pois isso depende de como ela é feita e toda a produção, como:

  • Compra de acessórios como tripé;
  • Custos com construção ou aluguel de um estúdio;
  • Remuneração do fotógrafo;
  • Compra e manutenção de equipamentos fotográficos que podem ficar obsoletos em pouco tempo;
  • Escolha das imagens e quantidade por produto;
  • Tratamento e edição das imagens.

Todos esses fatores demandam tempo e esforço de quem estará na função. Portanto, enquanto uma produção com celular pode ter praticamente custo zero, uma sessão de fotos em estúdio, já com as imagens tratadas e a hora do fotógrafo embutida, pode ter o preço médio de R$ 20,00 o produto.

Conclusão

 

mulher fotografando modelo

Agora que você já sabe quais os principais elementos para fazer fotografia de produtos e ter sucesso com a sua loja virtual, não perca mais tempo para colocar essas dicas em prática.

Não importa qual seja o seu negócio e a sua maneira de tirar boas fotos, pelo celular ou com ajuda de um profissional. Comece agora mesmo a investir em fotos de qualidade e perceba o resultado disso com o aumento das suas vendas!

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