Frete grátis: como criar uma estratégia para seu e-commerce

frete gratis mulher

Para quem realiza vendas pela internet, o frete grátis é uma ótima estratégia para atrair os clientes.

Isso mesmo! Os consumidores adoram a sensação de que estão economizando, visto que o frete, muitas vezes, chega a ser mais alto do que o valor do próprio produto, o que leva ao abandono de carrinho.

De acordo com uma pesquisa da Statisa, em 2018, o valor de envio dos produtos é o principal fator que leva os clientes a desistirem de uma compra.

Outra pesquisa, feita pela ComScore, sobre o comportamento de consumidores online, comprova o caráter determinante do frete na hora da compra: 58% dos entrevistados relataram que adicionaram itens ao carrinho de compras para ter o benefício do frete grátis.

Portanto, o frete grátis no e-commerce pode ser uma excelente maneira de alavancar os resultados do seu negócio, atraindo mais consumidores e aumentando as vendas.

Porém, essa é uma estratégia que precisa de planejamento! São vários fatores que precisam ser muito bem analisados, para que você possa oferecer uma solução aos seus clientes e, ao mesmo tempo, não ter prejuízo.

Por isso, se você já pensou em incluir essa estratégia no seu negócio, siga a leitura do artigo para conhecer as vantagens e como montar um plano de frete grátis!

Porque você deve investir em estratégias de frete grátis?

A estratégia de frete grátis está diretamente ligada com a sensação de o cliente estar economizando, neste caso, evitando um pagamento a mais.

Por outro lado, a economia no frete tende a fazer com que a pessoa até compre mais, no caso de uma política de compra de dois ou mais produtos, em que o frete sai de graça.

Vantagens e desvantagens do frete grátis para seu e-commerce

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Muitas são as vantagens de oferecer frete grátis no seu e-commerce. Porém, ele precisa ser bem aplicado, caso contrário, também haverá desvantagens.

Vantagens

Entre as principais vantagens do frete grátis podemos incluir:

  • Incentivo para o aumento de vendas: como a despesa com a entrega não é uma preocupação de seus clientes, o seu e-commerce acaba se tornando mais atraente para eles;
  • Fidelização de clientes: na hora de realizar as compras, os seus clientes preferem as lojas em que podem economizar na entrega e por isso, irão se lembrar da sua loja virtual, caso ela possua esse benefício;
  • Menor taxa de abandono e carrinho: os consumidores não se assustam com o alto custo de entrega e, assim, você não perde vendas;
  • Aumento no valor do ticket médio: uma estratégia que oferece frete grátis a partir de um valor mínimo, incentiva o consumidor a comprar mais para atingir a faixa necessária para garantir a isenção de frete;
  • Maior tráfego no seu site: uma boa estratégia de frete grátis gera mais tráfego para o e-commerce;
  • Aumento da competitividade entre os concorrentes: esse é um grande diferencial para os consumidores e fator decisivo na hora da compra.

Desvantagens

Apesar das muitas vantagens em se oferecer frete grátis, não podemos esquecer que é preciso cuidado e atenção para não acabar sair perdendo com essa ação.

Não é tão simples assim apenas sair oferecendo frete grátis sem estudar e elaborar uma estratégia eficiente. Afinal, quando ela não é bem pensada, pode acabar gerando prejuízos.

Por isso, é importante avaliar alguns aspectos, tendo em mente que algumas desvantagens podem ocorrer, entre elas:

  • Redução da margem de lucro: ao oferecer frete grátis, você vai assumir as despesas de entrega. Sendo assim, pode haver perda de margem de lucro;
  • Entrega demorada: o frete econômico, que é o mais barato, faz com que a encomenda leve mais tempo para chegar até o cliente, o que pode gerar descontentamentos.

Como desenvolver um plano de frete grátis

Para que a sua estratégia dê certo, não basta apenas sair divulgando o frete grátis. É preciso pensar em como disponibilizar essa oferta, de modo que seja vantajoso tanto para os seus clientes quanto para o seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas de como desenvolver um plano de frete grátis.

Defina uma estratégia

Antes de oferecer o frete grátis, é preciso determinar qual é o seu objetivo. Isso é, se você deseja aumentar o tráfego do site, aumentar as vendas, fidelizar antigos clientes, entre outros.

Por exemplo, se você pretende elevar as vendas de um determinado produto ou categoria, você pode oferecer a isenção apenas para alguns itens.

No entanto, se deseja atrair mais visitantes para o e-commerce, você pode oferecer frete grátis em todos o site por um período determinado.

Ou, ainda, pode oferecer a entrega gratuita a partir de um valor mínimo de compras ou de peças, se a ideia é aumentar o valor do ticket médio na sua loja virtual.

Analise os valores dos produtos

Uma vez que é a sua empresa que paga pelo frete quando ele é oferecido de forma gratuita ao cliente, a margem de lucro pode ajudar a determinar se é interessante ou não adotar a estratégia para todos os produtos.

Por isso, é importante calcular quanto você ganha com cada um deles. Assim, ao identificar esses valores, você pode optar por oferecer entrega gratuita apenas para aqueles produtos que possuem uma maior margem de lucro, e que conseguem, portanto, cobrir a despesa. Por outro lado, você pode ter prejuízos com produtos de menor lucro, pois o valor da entrega pode acabar ultrapassando o quanto você ganha com a venda.

Abrangência da oferta

É fundamental fazer um mapeamento sobre onde seus clientes se encontram. Quais as regiões concentram o maior número de clientes? Quais aquelas precisam de uma maior investimento para atrair mais clientes?

Após identificar isso, também é importante fazer um levantamento do valor médio de entrega nestas localidades.

Assim, você conseguirá entender qual o custo médio de frete que você terá que absorver e definir para quais locais compensa oferecer o benefício.

Cobertura geográfica

Sabemos que a logística de envios pode ser bem distinta entre estados, com taxas variadas. Em alguns casos, o envio pode ficar muito oneroso e comprometer os ganhos da operação.

Sendo assim, você pode fazer uma simulação de envio para cada região, com diferentes volumes de pedidos, e verificar os valores envolvidos.

Caso a diferença encontrada for elevada, a solução pode ser excluir as regiões com maior custo, colocar um valor mínimo de compra para alguns estados ou simplesmente oferecer o frete apenas para as capitais.

Transportadoras e tabelas de frete

Em todos os casos, se é você ou o cliente que paga pelo frete, é importante tentar negociar preços mais baixos para o transporte dos produtos junto à transportadoras.

Com os Correios, uma das principais alternativas para entregas em todo território nacional, também é possível fazer um convênio, que permite o acesso a tarifas de frete reduzidas, além de outros benefícios, como o serviço de coleta das mercadorias na sua empresa.

Divulgue o frete grátis

De nada adianta oferecer frete grátis se você não divulgá-lo. Principalmente se seu objetivo é atrair mais tráfego para sua loja virtual. É importante colocar em evidência a estratégia, para que o cliente entenda que é uma oportunidade imperdível, que comprova o ótimo custo-benefício daquela compra.

Para isso, crie banners e deixe claro a campanha e as condições de frete grátis em seu site. Divulgue, também, essa possibilidade nas redes sociais da sua marca e, se possível, faça anúncios pagos para tornar a promoção visível ao maior número de pessoas do seu público.

Aproveite as datas comemorativas

Se para o seu negócio não valer a pena oferecer entregas gratuitas de forma contínua, as datas comemorativas podem ser uma boa alternativa.

Você pode aproveitar datas em que o volume de compras é naturalmente maior, como Natal, Dia das Mãe, Black Friday para impulsionar ainda mais as vendas.

Essa estratégia, inclusive, pode ser usada como um diferencial competitivo, conquistando a preferência do cliente perante seus concorrentes.

Invista na competitividade das suas entregas

Quem não gosta de receber um produto em pouco tempo após uma compra, não é mesmo? Ou, ainda, receber a entrega antes do prazo indicado? Essa é uma excelente maneira de fazer os olhos do cliente brilhar!

Por isso, além do frete grátis, você pode encontrar formas de agilizar as suas entregas. Assim garante a satisfação dos clientes e aumenta sua competitividade frente aos concorrentes.

Conclusão

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Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você entender a importância de criar uma estratégia de frete grátis para o seu e-commerce.

Mas lembre-se: de nada adianta apenas oferecer essa vantagem ao consumidor, sem pensar no impacto para o seu negócio.

Sendo assim, avalie muito bem essa estratégia, com base em tudo o que falamos aqui, e somente depois coloque em prática essa ação.

Para saber mais sobre como aumentar as vendas da sua loja online, confira este artigo e continue acompanhando o blog da BigShop!

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