10 ideias de promoção para seu e-commerce

Saber se destacar e vender mais é o desejo de todos aqueles que trabalham com vendas online. Para isso, é importante ter ideias de promoção para movimentar seu e-commerce.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário maior esforço para tornar os produtos mais atrativos, apostando em ideias de promoção para atrair os clientes e também se destacar frente à concorrência.

Sabemos que existem algumas estratégias que podem te ajudar a conquistar mais consumidores para sua loja online e, consequentemente, lucrar mais. No entanto, colocar essas ideias em prática demanda paciência e confiança.

Por isso, falaremos neste artigo sobre o que você precisa para planejar uma ação promocional, além de trazer 10 ideias de promoção para seu e-commerce. Continue a leitura e saiba o que fazer para gerar mais receita!

 

Como fazer uma promoção para atrair clientes?

 

ideias de promoção

 

Na hora de criar uma promoção para atrair clientes é importante seguir alguns passos fundamentais para aumentar suas chances de acerto. Por isso, ter planejamento é fundamental. Confira a seguir o que é essencial para fazer uma ação bem elaborada.

Defina um objetivo

Antes de qualquer coisa, você precisa definir o seu objetivo. Ou seja, deve saber qual o motivo dessa ação. Os objetivos, geralmente, estão relacionados a problemas que você precisa solucionar. Podemos citar como alguns deles:

  • A sua loja ou empresa ainda não é conhecida do público;
  • Está com o estoque cheio e precisa dar saída em alguns produtos para trazer novidades;
  • Quer aproveitar uma data comemorativa para aumentar as vendas.

Uma vez que o seu objetivo está bem definido, fica mais fácil direcionar as ações e tomar decisões para otimizar os resultados.

Defina seu público-alvo

De nada adianta ter um objetivo se não souber para quem a sua promoção será destinada. Ou seja, qual é o seu público-alvo. Essa etapa é fundamental para orientar o tipo de linguagem e canais de divulgação que serão utilizados na sua promoção.

Alguns pontos importantes que devem ser analisados são: idade, gênero, localização geográfica, classe socioeconômica, e interesses gerais (música, atividades e hobbies e redes sociais em que se encontram).

Defina os canais de divulgação

Por fim, é necessário definir os canais de divulgação, pois de nada vale fazer uma promoção super legal se não alcançar o seu público alvo.

Sendo assim, uma vez definido o objetivo e o público alvo, é hora de pensar na melhor maneira de se comunicar com ele, mostrando o quanto sua promoção é especial.

A seguir, confira as dicas de promoções que você pode fazer em sua loja virtual.

 

10 ideias de promoção para sua loja online

 

notebook, sacolas e carrinho ideias de promoção

 

Vamos ao que realmente interessa? Abaixo listamos 10 ideias de promoção para sua loja online para que você possa atingir o seu público-alvo e realizar mais vendas.

1. Datas comemorativas

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas do seu e-commerce. Para isso, é importante saber em qual ocasião os seus produtos têm potencial de vender mais. Algumas datas que você pode aproveitar são:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia do Cliente;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Além dessas, existem várias datas que podem ser trabalhadas de acordo com o segmento de atuação.

Para que as promoções sejam eficientes, analise as características dos seus produtos e clientes e pense em estratégias de divulgação para conseguir mais vendas, como ofertas personalizadas, formas de pagamento diferenciadas e prazos limitados.

 

2. Frete Grátis

Você sabia que o frete é uma das coisas que mais pesam na decisão de compra dos produtos disponíveis em seu e-commerce? Pois bem, quando o valor do mesmo é muito elevado, muitos clientes acabam desistindo da compra.

Sendo assim,  algumas formas de utilizar o frete para atrair o cliente e fechar uma venda são:

  • Frete grátis em todo o site: é a maneira mais simples e comum de fazer uma promoção. Por isso muitas lojas acabam utilizando dessa estratégia para conquistar mais vendas.
  • Frete grátis acima de X reais: esse tipo de promoção estimula o cliente a adquirir mais itens, aumentando o ticket médio das compras.

 

3. Descontos percentuais

Tendo em vista que, de acordo com conceitos de neuromarketing, o cérebro humano é mais propenso a comprar algo em promoção, uma dica aqui é colocar os preços da sua loja indicando com quantos por cento de desconto está determinado produto.

Mas aqui, vale lembrar uma estratégia interessante da psicologia dos preços, ensinada pelo professor de Marketing, Jonah Berger: a Regra dos 100. Ela funciona assim:

  • Quando o preço do produto for maior que 100, deve-se mostrar a promoção em valores. Exemplo: R$ 30,00.
  • Quando o preço do produto for menor que 100, deve-se mostrar a promoção em porcentagem. Exemplo: 30%.

A explicação para a eficiência dessa estratégia é que o inconsciente humano tende a interpretar o número maior como um desconto maior.

 

4. Vale-presente com desconto

Nem sempre é simples e fácil presentear alguém. Para facilitar a vida de quem deseja comprar algo para outra pessoa, uma boa ideia é o vale presente. Isso porque, além de a pessoa ter que acessar o seu site para realizar a compra, ela ainda pode acabar escolhendo outro produto que lhe agrada.

 

5. Vendas casadas

Você pode oferecer em seu e-commerce descontos para adquirir produtos complementares ao que o cliente está comprando.

Por exemplo, uma loja virtual de moda pode indicar para o cliente que esteja comprando uma calça, um desconto para que ele leve outra mercadoria para complementar o look, no caso uma blusa.

 

6. Remarketing e recuperação de carrinhos

É muito comum nos depararmos com pessoas que adicionam produtos no carrinho, porém logo em seguida desistem da compra ou fecham o navegador por qualquer outro motivo.

Algumas das principais razões para o abandono de carrinho em um e-commerce, de acordo com uma pesquisa da Baymard Institute, são: falta de confiança no site (17%), prazo de entrega muito longo (16%) e erros e falhas no site (15%).

E para reconquistar esse público é necessário ter estratégias de remarketing e, principalmente, entender o que fez o usuário desistir, para ficar atento. Nesse caso, você pode enviar um e-mail para o cliente, oferecendo alguma vantagem para que ele finalize a compra.

Algumas plataformas de e-commerce já oferecem recursos para auxiliar ações de recuperação de carrinhos abandonados, como é o caso da BigShop. Confira o nosso site para conhecer todos os benefícios da plataforma.

7. Pontos de fidelidade

Esse tipo de promoção, por meio de um sistema de pontuação, é excelente para aumentar as vendas e atrair novos consumidores. Ela funciona entregando uma recompensa aos clientes e proporcionando uma melhor satisfação. Assim, acaba incentivando-os a comprar mais para conquistar prêmios.

8. Amostras grátis

Dependendo do tipo de produto, o envio de amostras grátis são uma ótima oportunidade de conquistar clientes indecisos ou que ainda não conhecem o seu negócio.

9. Brindes

Os brindes podem ser usados para atrair mais consumidores. Você pode oferecê-los na compra de um produto específico ou ainda em uma data comemorativa.

Essa é uma ótima forma de retribuir a preferência dos clientes e fidelizá-los.

10. Cashback

O cashback é uma modalidade que oferece ao consumidor uma porcentagem de dinheiro de volta sobre o valor da compra. É uma operação relativamente nova, porém muito atraente tanto para os lojistas, que conseguem fortalecer as relações com os clientes, quanto para o público que recebe de volta parte do valor da compra. Sendo assim, promoções que

 

Conclusão

 

ideias de promoção (2)

Como você pôde notar, existem diversas possibilidades de promoção para conquistar mais clientes e alavancar as vendas do seu e-commerce.

No entanto, antes de mais nada, é fundamental ter clareza dos seus objetivos e conhecer o público-alvo, identificando, assim, onde ele realmente se encontra e qual a mensagem ideal para conquistá-lo.

Com certeza, se você seguir as nossas dicas de promoção, irá conseguir atingir novos consumidores e, consequentemente, aumentar o faturamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *