Ideias para Black Friday: 10 estratégias de marketing para vender mais

Todos os anos, em novembro, as caixas de e-mail dos brasileiros se enchem de anúncios de promoções para uma data que se tornou uma das mais importantes para o varejo online e off-line: a Black Friday. Mas para se destacar e conseguir converter muitas vendas é preciso, de fato, oferecer condições muito atraentes aos consumidores. E quem é dono do próprio negócio, sabe que muitas vezes pode ser difícil encontrar boas ideias para a Black Friday.

Como trabalhar esse tipo de ação na sua loja? O que fazer para entrar nessa onda e conseguir vender mais nessa época? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura do texto para saber como atrair os clientes e realizar ótimas vendas durante a Black Friday.

O que é Black Friday?

Se traduzirmos para o português, Black Friday significa “sexta-feira negra”. Na prática, nada mais é do que um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo.

Essa data foi criada nos Estados Unidos, no século XIX, e acontece um dia após o feriado americano de Ação de Graças (Thanksgiving Day), um dos mais importantes do país. Como esse feriado acontece sempre na última quinta-feira de novembro, a Black Friday cai sempre na última sexta-feira do mesmo mês.

No entanto, no Brasil, essa liquidação só chegou mesmo em 2010, de início, envolvendo os varejistas online. De acordo com alguns especialistas, o que impediu o evento de virar tradição por aqui mais cedo foi a resistência dos brasileiros que vivem do comércio.

Somente em 2019 é que a data se consolidou para os consumidores brasileiros.

O que fazer para vender na Black Friday?

Você pode apostar em diversas ações para vender mais na Black Friday. Abaixo listamos algumas estratégias que podem te ajudar a lucrar nessa época do ano, sem oferecer descontos enganosos aos seus clientes.

1- Prepare-se para o aumento da demanda

Para vender mais durante a Black Friday, é preciso se certificar de que o seu negócio esteja preparado para o aumento da demanda. Isso é, se organizar para garantir que haverá estoque suficiente dos produtos que entrarão em promoção.

Além disso, tanto sua equipe de vendas quanto sua logística de entrega devem estar capacitada para atender um volume maior de vendas.

2- Nada de oferecer descontos “maquiados”

No Brasil, logo no início, esse dia de descontos imperdíveis chegou a ser chamado de “Black Fraude”. Isso porque muitos lojistas utilizavam-se de estratégias para enganar os consumidores, oferecendo os produtos pelo preço original, como se fossem descontos.

Hoje em dia, os consumidores estão mais atentos a esses falsos descontos e, se perceberem que uma loja está adotando essa prática, isso pode ser muito prejudicial para o negócio.

3- Invista em divulgação online

Hoje grande parte do público conecta-se à internet para diversas atividades, entre elas, pesquisar preços e realizar compras online. Por isso, para promover o seu negócio, nada melhor do que investir em vídeos e anúncios digitais.

Para atrair mais clientes, mantenha seu site e redes sociais atualizados e aproveite esses canais para anunciar suas ofertas ao público alvo.

4) Planeje com antecedência sua campanha

A Black Friday é uma data que já está consolidada no calendários do varejo  e sabe-se que ela sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Sendo assim, é fácil identificar o dia exato em que vai cair a cada ano.

Por isso, você pode se antecipar e pensar como será sua campanha, quais os produtos vão estar em promoção e quanto desconto será oferecido, bem como qual o público quer atingir.

Essa antecedência é importante, porque assim você já pode negociar melhores condições com fornecedores para comprar os produtos que estarão em oferta, além de planejar seu orçamento para a divulgação e para a própria ação em si. Sendo assim, esteja preparado!

5) Promova os produtos mais desejados

O erro de muitos comerciantes é aproveitar a Black Friday para reduzir os preços de produtos que estão encalhados no estoque, pelos quais poucas pessoas se interessaram. Mas, se você realmente quer vender mais e conquistar novos clientes, é fundamental dar desconto em produtos de maior desejo do seu público.

Esses produtos podem funcionar como isca para que os consumidores cheguem até sua loja e, uma vez lá dentro, podem aproveitar para levar outros itens que também estejam com preço atrativo.

10 ideias para Black Friday

mulher comprando com cartão no notebook ideias para black friday

Agora que você já sabe mais sobre a Black Friday e como planejar esse dia de descontos, chegou a hora de colocar em prática algumas ideias para ter obtenha sucesso no evento. Confira a seguir!

1. Faça uma pré-venda

Uma ótima estratégia para render mais lucros e gerar visibilidade para o seu e-commerce é antecipar algumas ofertas.

Você pode apresentar ao consumidor, alguns dias antes da Black Friday, descontos interessantes para já começar a gerar tráfego para o site e potencializar as vendas.

2. Faça uma campanha para captar leads antes da Black Friday

Para atrair potenciais clientes para o seu negócio, você pode investir em campanhas para captar leads. Esse relacionamento com o público alvo, além de servir como base para estudar seus hábitos de consumo, ajuda a promover sua loja.

Isso contribui para aquecer os consumidores, criar demanda para as ofertas que serão realizadas e, consequentemente, aumentar as vendas.

3. Crie promoções exclusivas

Uma forma interessante de promover suas ações na Black Friday é oferecer descontos exclusivos àquelas pessoas que já consomem da sua loja. Além de aumentar o volume de vendas, esse tipo de ação contribui para sua estratégia de fidelização de clientes, pois desse modo, sentem-se ainda mais importantes e tendem a divulgar sua marca para outras pessoas.

4. Crie kits ou combos de produtos

Se você pretende lucrar mais e acabar com seu estoque, uma boa tática é criar kits ou combos de produtos. Você pode montar kits com produtos de uma mesma linha, criar ofertas de desconto em compras de dois ou mais itens,  e, ainda, trabalhar o cross selling, oferecendo descontos para produtos complementares ao que o cliente está prestes a adquirir.

5. Ofereça frete grátis

Conquistar clientes a partir de descontos imperdíveis é ótimo, mas perdê-los por causa de um valor de frete lá nas alturas, é frustrante. Para evitar que os clientes desistam da compra por esse motivo, é importante se planejar para reduzir os valores de entrega, ou até mesmo oferecer frete grátis.

Estude o que você pode fazer e alinhe estratégias para amenizar esse custo com as transportadoras e serviços de entrega com os quais trabalha.

6. Ofereça descontos progressivos

Uma estratégia muito utilizada é a de descontos progressivos. São aquele tipo de promoção em que o desconto aumenta conforme a quantidade de itens comprados.

Isso é interessante para a clientela, pois o valor final de cada produto é mais atrativo quando se compra mais itens. E para sua loja, porque assim você pode movimentar mais o estoque, vendo a saída de muitos produtos.

7. Ofereça um bônus

Outro tipo de estratégia que você pode utilizar é oferecer um bônus extra para compras acima de um determinado valor. Isso pode fazer com que o cliente compre mais, até atingir o mínimo necessário para obter esse desconto.

8. Divulgue nas redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil , 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais na hora de realizar uma compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade na hora de postar no Facebook e Instagram.

Uma boa dica aqui é divulgar com antecedência para preparar o consumidor para essa data tão esperada. E para aproveitar a audiência que você já tem nas redes sociais, levando-os para o seu site, outra ação interessante é oferecer cupons especiais para os seguidores.

9. Faça parcerias

Dependendo do segmento da sua empresa, você pode fazer parcerias para conseguir preços mais atrativos e condições especiais de pagamento.

10. Invista em anúncios

Os anúncios online, tanto em buscadores, quanto nas redes sociais, são fortes aliados quando o assunto é conquistar um maior número de vendas.

Por meio deles, você consegue maior visibilidade para o seu negócio e tem maior chance de se destacar. Sendo assim, impacta um público maior, pode gerar mais tráfego para o site e obter mais lucros.

A dica é apostar em anúncios criativos, que despertem a atenção do público, com um ótimo apelo visual e foco na oferta.

Dica bônus: live commerce

Já pensou em inovar sua ação de Black Friday fazendo uma live commerce? A prática, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, consiste em promover a divulgação e a venda de produtos por meio de transmissão ao vivo, usando-se ferramentas das redes sociais, canais de vídeos, ou plataformas próprias.

Para a Black Friday, a estratégia pode ser uma maneira interessante de atrair e engajar os consumidores, podendo aumentar as vendas, a partir da oferta de cupons exclusivos e do aumento do senso de urgência, uma vez que descontos podem ser concedidos apenas durante a transmissão.

Conclusão

mulher e homem fazendo compras ideias para black friday

Como você sabe, a Black Friday é uma excelente oportunidade de aumentar suas vendas e fazer girar seu estoque. E como dissemos, para alcançar esse objetivo, é preciso que seus consumidores identifiquem vantagens nas suas ofertas.

Por isso, não deixe para a última hora pensar como será a sua abordagem para o evento. Planeje todas as suas ações para antes, durante e até mesmo após a Black Friday.

Vale lembrar também que, para vender mais e conquistar novos consumidores, o seu e-commerce precisa estar preparado para apostar nas dicas que listamos aqui. E não se esqueça: não utilize estratégias fraudulentas!  Ofereça descontos reais e, com certeza, seu negócio terá resultados positivos.

Por fim, não deixe de aproveitar esse momento para fidelizar seu público. Coloque a mão na massa e faça ótimas vendas!

Precisando de outras ideias para promoções ao longo do ano? Confira neste artigo.

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