Plano de marketing digital: saiba como montar o seu passo a passo

Vivemos a era digital, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio da rede mundial de computadores – a internet. Um contexto em que uma empresa sem presença na web dificilmente consegue crescer.

De fato, na internet novos clientes podem encontrar o seu negócio, bem como os consumidores já fidelizados podem se comunicar com a sua marca, seja para tirar dúvidas ou realizar novas compras.

Sendo assim, é fundamental um plano de marketing digital bem elaborado para divulgar a sua empresa e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

Quer saber como fazer um plano de marketing digital completo? Continue a leitura deste artigo!

 

O que é um plano de marketing digital?

De modo geral, podemos dizer que o plano de marketing digital é um documento que descreve todas as informações chave para a atuação online de uma empresa. Nele constam os objetivos, concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona, além das ferramentas a se utilizar.

Por meio desse documento é possível:

  • Detalhar as estratégias para alcançar as metas definidas;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
  • Conhecer melhor o seu público-alvo para entender como alcançá-lo;
  • Descrever seu cliente ideal, a que chamamos de persona;
  • Justificar investimentos em marketing digital;
  • Definir as ações e como executá-las.

 

Importância de um plano de marketing digital

A importância de um plano de marketing digital está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa. Isso porque, o ambiente digital propicia que os consumidores pesquisem e encontrem com mais facilidade aquilo que desejam. Portanto, estar no digital é estar onde estão seus clientes.

No entanto, é interessante destacar que a internet está cheia de possibilidades, é como um campo aberto, com muitos competidores disputando a atenção do público. Por isso, ter um plano de marketing digital é essencial para destacar sua empresa em meio a muitas opções.

Ao planejar sua presença digital você terá as ferramentas necessárias para identificar os passos mais assertivos para, de fato, alcançar seu potencial cliente e levá-lo à compra.

Mas atenção: também é preciso muito cuidado ao planejar as ações para garantir a boa imagem da sua empresa e evitar problemas com o consumidores.

 

Qual a diferença entre plano de marketing e plano de marketing digital?

Um plano de marketing digital é um instrumento que estabelece uma sequência de ações em canais online, como sites, blogs e redes sociais, para tornar uma marca ou um profissional reconhecido.

Podemos dizer que a principal diferença entre o plano de marketing digital e o plano de marketing tradicional é abrangência dos meios.

No entanto, um plano de marketing, por ser mais abrangente, pode conter o plano de marketing digital. Sendo assim, esse último é o documento que vai dar conta das estratégias específicas para o ambiente online. Isso exige considerar as suas particularidades na elaboração.

Quais são as principais estratégias de marketing digital?

mulher com celular plano de marketing digital

Agora que já falamos um pouco sobre o plano de marketing digital, é hora de entendermos as principais estratégias utilizadas em sua elaboração. Confira!

 

Estratégias de Branding

O branding se refere ao conjunto de características que criam a identidade de uma marca. Isso inclui todos os elementos visuais, verbais e ideias a ela associadas. O trabalho de branding dentro de um plano de marketing digital precisa refletir os atributos que representam a marca e a maneira como se espera que ela seja percebida pelo público.

Estratégias de branding bem executadas permitem que uma marca seja facilmente identificada e assimilada, independente do canal de contato com o público.

Por isso, é fundamental se destacar da concorrência e diferenciar a sua empresa das demais.

 

Estratégias de tráfego pago

O tráfego pago é o investimento financeiro em plataformas e sites para expor a marca e produtos para o público em potencial. Sendo assim, é uma importante estratégia para atrair novos clientes.

Você pode criar anúncios por meio do Google Ads e do Facebook Ads, por exemplo, para exibi-los a um determinado perfil de usuário ou a partir de uma ação iniciada por ele, como uma pesquisa por um determinado termo.

No entanto, como existem muitos detalhes envolvidos nesse tipo de campanha, é preciso fazer um planejamento cuidadoso. Deve-se considerar os objetivos com tal estratégia, bem como o público-alvo e seus interesses.

 

Estratégias de tráfego orgânico

Diferentemente do tráfego pago, o tráfego orgânico consiste em trabalhar formas de levar o usuário até seu site de espontaneamente, sem pagar por anúncios. Quando feito da forma correta, pode alcançar ótimos resultados com um investimento bem menor.

Fontes de tráfego orgânico podem ser o SEO bem feito dentro das próprias páginas do site, marketing de conteúdo, e-mail marketing. Também pode ser consideradas visitas orgânicas aquelas realizadas ao se digitar a URL do seu site diretamente no navegador, geradas a partir das redes sociais ou, ainda, quando o visitante clica em um link do seu site disponibilizado em um outro site.

De modo geral, o cliente que chega ao seu site através do tráfego orgânico é aquele que encontrou na sua empresa uma solução. Ou seja, o seu negócio se mostrou ser a resposta para o que ele procurava naturalmente.

 

Estratégias de SEO

Para que o seu público encontre sua empresa de forma orgânica, é fundamental investir em estratégias de SEO, de modo que sua empresa tenha potencial de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores.

Um SEO bem feito envolve inúmeros detalhes. Podemos citar o uso de palavras-chave, tamanho dos textos, conteúdo relevante e interessante, tamanhos das frases e parágrafos, uso e tamanho de subtítulos e listas, presença de links para seu próprio site e para sites de terceiros, além de imagens relevantes e originais na página.

 

Estratégias de produção de conteúdo

As estratégias de produção de conteúdo também são importantes para conseguir tráfego orgânico. Consiste em se criar conteúdo relevante, original e de qualidade, geralmente dentro de um blog, com o objetivo de educar e apresentar soluções para um problema ou necessidade do público.

Sendo assim, para se criar uma estratégia de produção de conteúdo eficiente é preciso conhecer quem são as pessoas para as quais seus produtos ou serviços foram feitos. Uma ferramenta muito interessante para isso é a criação da persona, um personagem semifictício que representa seu cliente ideal.

Assim, é possível identificar quais são suas dores e desejos para oferecer o tipo de conteúdo que vai ajudar seu público. Desse modo, cria-se uma relação de confiança, em que a persona enxerga sua empresa como autoridade e passa a considerar seus produtos e serviços como solução.

 

Estratégias de redes sociais

Quando se fala em presença digital de uma marca, é quase inevitável não pensar na utilização de redes sociais. Como fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, elas se tornaram importantes ferramentas para se conectar e relacionar com o público.

É necessário, no entanto, estudar bem as preferências desse público, quais são as redes sociais que mais utilizam e qual o seu comportamento em cada uma delas. Assim, é possível ter mais assertividade na hora de escolher quais delas você vai estar, qual o tipo de conteúdo e linguagem vai chamar atenção e engajar mais essas pessoas, entre outras coisas.

Além disso, é sempre bom ter atenção ao que acontece por lá, pois as redes sociais são excelentes indicadores de tendências, comunicam novidades e, claro, são os principais meios responsáveis por “viralizar” conteúdos.

Por isso, a melhor maneira de aproveitar o potencial das redes sociais é oferecendo conteúdo relevante e variado, alinhado com os últimos acontecimentos, tendências e interesses do seu público. Abuse das dicas, tutoriais, vídeos e imagens.

 

Estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia de marketing digital. É considerado um dos principais canais para aquisição de clientes no e-commerce.

Além disso, o e-mail marketing possui alto retorno financeiro e é um canal próprio da sua empresa, afinal é você quem tem o controle da sua própria lista de contatos.

Mas é preciso ter cuidado. Evite o excesso de envio de e-mails e procure encontrar a frequência ideal de acordo com o comportamento do seu público. Você pode identificar isso, fazendo testes e acompanhando as métricas e com o tempo, vai conseguir perceber o que funciona melhor para seu negócio.

Aliás, testar e acompanhar vale para qualquer tipo de ação realizada em uma estratégia de e-mail marketing, bem como no marketing digital.

 

Estratégias de growth hacking

Se você ainda não conhece, o Growth Hacking é um conjunto de estratégias com o objetivo de implementar melhorias e fazer com que a empresa obtenha um crescimento sustentável.

Tais estratégias têm como premissas: crescimento, a definição de uma métrica principal e a experimentação.

É uma metodologia orientada para a inovação e pelos dados, em que adota-se práticas voltadas para resultados rápidos, a partir de hipóteses e experimentos.

É importante ressaltar que, no growth hacking, concentra-se esforços no principal problema ou na atividade central do negócio.

 

Estratégias de lançamento de infoprodutos

Um infoproduto é todo produto que pode ser entregue de forma online. Pode ter formatos variados, como e-books, planilhas, vídeo aulas, consultorias e mentorias online, entre outros.

Uma estratégia de lançamento de infoprodutos, por sua vez, é uma metodologia com ações para aumentar o alcance e fortalecimento de uma marca ou pessoa, despertando o desejo pela oferta. Assim, é possível qualificar os leads de forma a levá-los pelo funil de conversão até a finalização da compra, com um alto retorno de investimento.

 

Como montar um plano de marketing digital passo a passo?

pessoas analisando plano de marketing digital

Agora que você já conhece algumas possibilidades para direcionar seu planejamento de marketing digital, é hora de conferir o passo a passo que vai servir para orientar as ações de qualquer que seja a estratégia escolhida.

Coloque em prática essas dicas e estará no caminho certo para conquistar o seu público e alcançar o sucesso no seu negócio!

 

1- Defina objetivos e metas

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos com o marketing digital. Esses objetivos podem ser: fortalecer sua marca, fortalecer sua presença na web, aumentar leads, fidelizar clientes ou gerar mais vendas.

E para alcançar os objetivos é essencial criar metas. Elas funcionam como um mapa para orientar o caminho a seguir. Por isso, elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um tempo determinado para serem cumpridas.

2- Pesquise e conheça o seu público-alvo

Como dissemos, é essencial conhecer quem são e quais hábitos, necessidades, dores e aspirações das pessoas para quem seu produto ou serviço será oferecido.

É preciso pesquisar sobre elas para saber direcionar anúncios, como e em quais canais conversar com essas pessoas e, assim, encontrar a melhor maneira de conquistá-las para que se tornem clientes.

3- Faça uma Análise SWOT

SWOT é um acrônimo do inglês para as palavras forças,  fraquezas, oportunidades e ameaças. Também conhecida como FOFA, em português, essa análise consistem em avaliar cada uma dessas variáveis para entender a posição da empresa no mercado.

As forças e fraquezas estão relacionadas aos aspectos internos do negócio. Ou seja, aquilo que sua empresa faz muito bem feito são os pontos fortes. Por outro lado, algo que não funciona muito bem é considerado ponto fraco.

Por sua vez, as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo. Quais os movimentos de mercado podem ser vistos como oportunidades para sua empresa se destacar e crescer? E quais são aqueles que podem representar algum risco? É preciso sempre olhar para fora e buscar identificar esses pontos para fazer ajustes, se necessário.

E lembre-se: forças e oportunidades contribuem para a estratégia de seu negócio, enquanto as fraquezas e ameaças, dificultam.

4- Analise os principais concorrentes

Para se manter no mercado, é essencial conhecer os seus concorrentes, saber o que eles estão fazendo e como lidam com o público.

Analisando quem são as empresas que competem direta ou indiretamente com a sua, é possível identificar o que eles estão fazendo que dá certo e pode ser adaptado para o seu negócio, bem como onde estão as lacunas do mercado para que você possa buscar seu diferencial.

 

5- Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital

Você deve considerar os seus objetivos iniciais e as necessidades da sua empresa para estabelecer as principais estratégias de marketing digital da sua marca.

Citamos algumas anteriormente e você pode começar trabalhando apenas uma delas, ou escolher um mix de ações que vão servir aos seus objetivos.

 

6- Escolha os canais de marketing

Os canais de marketing são os meios e maneiras que você utiliza para divulgar e anunciar seu produto ou serviços, bem como para se comunicar e relacionar com seus consumidores.

Escolha os canais que você vai utilizar de acordo com as preferências do seu público e os recursos que sua empresa tem disponíveis.

 

7- Invista na qualificação da sua equipe

O seu plano de marketing digital só poderá ser bem executado se você tiver uma equipe com profissionais qualificados para colocá-lo em prática.

Por isso, se você ainda não possui uma equipe de marketing com conhecimentos específicos sobre estratégias digitais na sua empresa, considere capacitar seus funcionários para exercer a função ou, ainda, contratar pessoal qualificado.

 

8- Defina o tipo de conteúdo a ser veiculado

Uma vez definido o público alvo e a melhor estratégia, é preciso determinar qual o conteúdo a ser veiculado.

A partir da compreensão do perfil, hábitos, necessidades, dores e desejos do público, você pode escolher os assuntos, a linguagem e formatos de conteúdo mais adequados. Lembre-se que ele precisa ser útil, relevante e envolvente para conquistar a atenção do usuário.

 

9- Faça um plano de ação

Sem organização e um plano de ação, não existe sucesso na execução de um plano de marketing digital. Cada uma das estratégias citadas exige esforços e prazos diferentes, investimentos variados e envolvimento das equipes.

Sendo assim, é necessário organizar as ações, especificando as atividades a serem tomadas para se alcançar os objetivos propostos.

 

10- Defina como será feito o monitoramento de resultados

De nada adianta colocar um plano de marketing digital em ação sem monitorar os resultados para verificar como está a performance. Isso pode ser feito com o uso de métricas e indicadores de desempenho, como KPI’s, por exemplo.

Algumas métricas que você pode utilizar para medir a eficiência das ações de marketing digital são: crescimento da base de leads, taxas de conversão em cada etapa do funil de vendas, custo por lead, custo de aquisição de clientes, taxa de conversão e taxa de retenção.

Contudo, vale ressaltar que a definição de quais serão as métricas a serem monitoradas deve estar sempre relacionada com os objetivos de marketing e objetivos de negócio. Do mesmo modo, deve-se definir sua periodicidade de acompanhamento de tais métricas de acordo com as metas estabelecidas.

 

Conclusão

plano de marketing digital

Agora que chegou até aqui, você já sabe que é preciso se planejar, se quiser usar todo o potencial da internet a seu favor. Por isso, um bom plano de marketing digital vai ter dar a base necessária para estruturar suas ações no ambiente online de forma estratégica para alavancar os resultados do seu negócio.

É importante lembrar que sem estratégias bem definidas e uma equipe treinada, dificilmente sua empresa vai obter sucesso nesse meio. Também não se esqueça de acompanhar os resultados constantemente para fazer os ajustes necessários ao longo do caminho e melhorar ainda mais sua atuação.

Esperamos que você tenha encontrado neste artigo as principais informações para seguir com a elaboração e execução do seu plano de marketing digital!

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários para que possamos te ajudar.

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