Site de vendas: como criar um para o seu negócio

O e-commerce é um dos melhores mercados de investimento. E as recentes mudanças no cenário de consumo da população brasileira tem evidenciado o potencial de retorno de um site de vendas.

Dessa forma, ao optar por criar um site de vendas para o seu negócio, o empreendedor cria uma vitrine para seus produtos ou serviços, com o potencial de alcançar ainda mais pessoas do que uma vitrine de loja física.

Isso porque, ao contrário de uma loja física, um site de vendas pode ser acessado por pessoas em qualquer lugar do mundo, ampliando as possibilidades de vendas.

Mas vale ressaltar que essa vitrine virtual depende também de esforços estratégicos para a venda dos produtos. Só montar a vitrine não resolve: é preciso apostar em um site de vendas que seja atrativo, responsivo e de fácil usabilidade.

Com base nesses critérios, o post de hoje traz dicas de como criar um site de vendas que seja ideal para o seu negócio. Acompanhe!

 

O que é um site de vendas?

Um site de vendas é um endereço eletrônico do seu empreendimento comercial. Nesse espaço virtual você pode vender produtos e serviços, utilizando a internet como meio de contato com os clientes.

A maioria dos sites de vendas se destina a produtos, mas saiba que é sim possível realizar a venda de serviços utilizando a plataforma. Por exemplo: aulas, cursos, livros digitais, sessões de psicoterapia, etc. podem ser comercializados por meio de um site de vendas.

Quando falamos sobre sites de vendas, devemos saber que há variados formatos de site. Os principais modelos são o marketplace e a loja virtual.

Para avaliar qual a opção mais vantajosa para seu negócio entenda as principais diferenças: as plataformas de marketplace, como Mercado Livre, Enjoei, Amazon, etc. cobram taxas sobre a venda dos produtos, além de colocar na tela dos compradores todas as opções relacionadas ao produto pesquisado, inclusive as opções ofertadas por outros vendedores.

Já na loja virtual própria você não divide espaço com os concorrentes: o site de vendas é todo seu. E você consegue vender na internet sem que precise subir os preços dos produtos, visto que não haverá taxas a cobrir.

Esse diferencial da ausência de taxas sobre as vendas é o que torna os sites de vendas mais competitivos, pois você pode vender seus produtos com valor mais barato que os seus concorrentes que não contam com um site próprio.

 

Quais são as vantagens de ter um site de vendas online?

homem apontando no tablete com site de vendas

Ter um site de vendas online próprio traz uma série de benefícios para o empreendedor. Uma loja virtual é uma excelente maneira de alcançar grande número de pessoas na hora de expor seus produtos.

A principal vantagem em ter seu próprio site de vendas online é que todas as características da plataforma podem ser estipuladas por você.

O dono do negócio pode personalizar não apenas o layout, mas toda a experiência do usuário em seu site. Ele pode definir desde o modo de organização e setorização dos produtos até as formas de pagamento e envio da encomenda.

Investir em um site de vendas online pode mudar totalmente a forma como a empresa é vista pelos consumidores, tornando seu relacionamento com os clientes mais profissional.

Existem vários recursos e ferramentas para se utilizar no e-commerce e garantir, assim, maior praticidade e eficiência nas operações entre clientes e lojistas.

 

Ajudar o cliente a encontrar o que precisa

Pense na loja virtual como uma grande vitrine. Você consegue colocar produtos em destaque, pensados e posicionados de acordo com o seu público-alvo.

Mas, além de uma grande vitrine, a loja virtual funciona como um verdadeiro sistema de buscas, por meio do qual o consumidor consegue encontrar não somente os produtos em destaque, mas também todos os outros que estiverem em estoque.

Essa facilidade de localização dos produtos se dá pela utilização de recursos existentes na plataforma, como setorização por tipo, tamanho, faixa de preço, cor, material, etc.

Manter todos os produtos à disposição do cliente, com a liberdade para que ele busque e escolha de forma individualizada, pode incentivar uma compra maior.

 

Facilitar a vida dos clientes

Outra vantagem dos sites de venda é a integração de ferramentas que facilitam a vida de lojistas e de clientes. A integração com sistemas de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro e com sistemas de transporte, como os Correios são essenciais para vender mais na internet.

Ter seu espaço de e-commerce promove a venda de produtos durante 24 horas por dia. Essa praticidade que os consumidores terão, de poder acessar o site a qualquer momento, é um ponto positivo para a experiência de compra do cliente.

 

Gerenciar o negócio

No site de vendas, o comerciante consegue controlar cuidadosamente cada pedido, realizando a gestão de vendas com o auxílio de ferramentas e processos que compõem a plataforma do site.

As etapas do processamento de pedidos são registradas de forma prática e organizada e as informações, com todos os detalhes das transações, podem ser acessadas rapidamente.

Esse tipo de recurso ajuda a evitar o esquecimento ou confusão de pedidos efetuados no seu site de vendas.

Com os protocolos oferecidos pelas plataformas de e-commerce atuais, tanto os consumidores quanto os lojistas mantêm sua segurança preservada nas negociações.

Os sites de vendas online permitem monitorar o desempenho da loja, por meio dos registros e históricos, sem que nenhum dado se perca.

Assim, o empreendedor consegue manter um controle mais objetivo com relação a que tipos de produtos repor no estoque, quais promoções realizar, entre outras avaliações.

Os dados recolhidos por meio do site de vendas facilitam, inclusive, o direcionamento, a sugestão de novos produtos para os clientes, com base nas escolhas realizadas em sua última visita ou compra na plataforma.

Fica fácil também enviar mensagem de lembrete para quando o cliente abandona o carrinho do site com produtos, de forma a incentivá-lo a finalizar a compra.

 

Comunicar de forma eficiente

Com as informações fornecidas pelo cliente em seu cadastro na loja virtual, a comunicação se torna mais direta e eficaz.

O comerciante pode elaborar uma estratégia de comunicação por e-mail, telefone e até mesmo redes sociais para abordar seu público-alvo.

O contato direto com o cliente permite criar um relacionamento mais próximo. Como, por exemplo, acompanhá-lo em cada etapa da compra: recebimento do pedido, confirmação do pagamento, saída do pedido para transporte e entrega da mercadoria.

Os recursos disponíveis no site de vendas também facilitam o trabalho de pós-venda. Um exemplo é o uso do e-mail marketing, com envio de novas ofertas, novos produtos, newsletter, etc.

 

Realizar promoções

Um recurso que é marca registrada do comércio é a promoção. Esse tipo de ação se torna mais fácil de ser aplicado quando se tem um site de vendas online.

Uma grande vantagem dos sites de e-commerce é a facilidade para elaborar promoções e gerenciar programas que ofertem desconto e gerem fidelização dos clientes. Esses sistemas possibilitam personalizar as ações de acordo com o perfil do cliente, tendo como base seus dados cadastrais e histórico de compras.

 

Ganhar visibilidade

Por fim, uma das principais vantagens de um site de vendas online é o acesso a ferramentas de SEO para aplicar ao seu negócio. Com esse trabalho, é possível otimizar seu site para os resultados em sites de busca, como o Google, e posicionar sua loja como uma das preferidas pelos consumidores na hora da compra.

Quando o lojista consegue aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, o potencial de crescimento da sua loja virtual aumenta. Isso porque quando o link do site aparece em destaque em uma plataforma de buscas, esse passa a ser o principal caminho de entrada de clientes para acessar sua loja.

 

Como criar um site de vendas?

Como já destacamos neste artigo, o comércio digital vem ganhando mais adeptos a cada dia, seja por parte dos consumidores, seja por parte de quem deseja começar a vender online.

Se você faz parte desse segundo grupo, fique atento a alguns pontos que devem ser observados na hora de criar um site de vendas.

 

Estude o mercado

Antes de criar um site de vendas, estude cuidadosamente o mercado, a fim de descobrir a oportunidade ideal para empreender.

Para o empreendedor que já possui loja física, é mais fácil realizar esse estudo, mas é totalmente possível começar do zero.

A burocracia e os custos de implantação de uma loja virtual são menores em comparação com os processos de uma loja física. Observar relatórios de panoramas gerais de mercado, gerados por instituições da área de pesquisa, já pode ser um ponto de partida para a definição do nicho de atuação.

O comércio digital está em franca expansão e o público-alvo em potencial é o mais amplo da história. Além disso, o ticket médio também tem crescido. Sendo assim, definir seu mercado não é tarefa difícil, visto que, cada vez mais, quase tudo que é vendido presencialmente pode ser disponibilizado para compra online.

Defina seu mercado, produto ou serviço levando em consideração sua experiência e conhecimentos. E, para confirmar se há procura para a sua oferta, uma das opções é utilizar o Google Trends. Essa é uma ferramenta do Google que apresenta os termos mais pesquisados no Brasil e no exterior.

Realizar pesquisas de opinião e investigar as redes sociais também são ações importantes para criar um panorama do seu mercado. Isso ajuda a compreender tanto o perfil do seu cliente potencial quanto o perfil dos seus concorrentes, para que você se baseie nas estratégias que dão certo na hora de construir as suas.

 

Escolha o tipo de site

Após decidir o que você vai vender e definir o perfil do seu cliente potencial, o próximo passo é a escolha do tipo de site que dará vida à sua loja virtual.

Analise o seu orçamento, o tipo de solução que você venderá e o perfil do consumidor. Se você trabalha com prestação de serviços, por exemplo, pode fazer a opção por um modelo de site mais simples, em que o direcionamento principal será um formulário de contato, por meio do qual o cliente possa simular valores ou pedir orçamento.

No entanto, se você pretende vender produtos, deverá escolher um site mais robusto, que contenha as ferramentas necessárias para o funcionamento e gestão de uma loja online. Esse sistema deve englobar desde funções de apresentação de produtos por categorias, ao recebimento de pagamentos e envio de mercadorias.

 

Escolha a plataforma do site

Atualmente, há no mercado diversas opções de plataformas para criar sua loja online. Em muitos casos não é necessário ter conhecimento em programação e é possível personalizar o site com facilidade.

Se você não possui um desenvolvedor na sua equipe, a sugestão é que você crie seu site por meio de uma plataforma de e-commerce. Além de encurtar o caminho até a obtenção do seu espaço virtual, os custos de criação de um site por meio de uma plataforma são bem menores com relação à construção de um site a partir do zero.

Na hora da escolha da plataforma do site, analise as opções oferecidas no mercado, peça indicações de outros lojistas que já tenham adquirido o serviço e navegue por alguns sites criados por essas empresas. Dessa maneira, você tomará uma decisão mais assertiva.

Escolha o domínio

Na hora da escolha do domínio para a sua loja virtual, opte por um nome que seja original. É comum utilizar o nome da empresa como registro do domínio e, por isso, seu cuidado deve começar no momento de definir o nome da sua loja. Assim, com um nome e um domínio exclusivo, você evita confundir os usuários.

Não faça uso de caracteres especiais e acentos, dê preferência para palavras competitivas e tenha como guia a essência da sua marca.

Uma boa opção é realizar uma busca no site Registro.BR, pesquisando se o domínio que pretende usar está disponível. No site também é possível verificar se há outros domínios parecidos com o seu.

Domínios curtos ou que formem palavras simples de serem pronunciadas também são mais fáceis de serem memorizados pelos clientes.

 

Escolha as formas de pagamento

Quanto à escolha das formas de pagamento, é importante calcular as taxas que são aplicadas em cada uma. O  tempo de espera para receber os valores também deve entrar no cálculo.

É interessante oferecer mais de uma opção aos clientes, como pagamento via cartão de crédito e pagamento por boleto bancário. Opções como pagamento com o uso de mais de um cartão, transferência bancária e cartão de débito também podem ser um atrativo para os clientes.

Outro detalhe importante é integrar as formas de pagamento das compras com as formas de envio disponíveis. Assim, o consumidor consegue avaliar o melhor custo benefício e efetuar o pagamento do frete, quando houver, junto com o pagamento da compra.

 

Escolha o design

Já sabemos que o site de vendas é a principal vitrine virtual do seu negócio. Por isso, escolher bem seus elementos visuais contribui para o sucesso do seu empreendimento. Priorize a página inicial do site e crie uma divisão de produtos inteligente e hierarquizada de acordo com as demandas do seu público-alvo.

Para manter suas páginas atrativas e de fácil navegação, prefira plataformas que oferecem ferramentas para análise da experiência do usuário e seu comportamento. Dessa forma, você pode remodelar sua “vitrine” sempre que sentir necessidade.

 

Tenha um site responsivo

Escolha uma plataforma que ofereça a opção de criação de um site responsivo, ou seja: um site que tenha a capacidade de se adaptar automaticamente aos diferentes tipos ou tamanhos de telas, de dispositivos e de sistemas operacionais.

Com foco no usuário, esse tipo de programação e design de site possui uma grade fluida. Ele redimensiona todos os elementos inseridos para que o usuário tenha a melhor experiência possível de navegação, independente do dispositivo que esteja utilizando para o acesso ao site, sejam smartphones, computadores, tablets, etc.

Como os consumidores têm utilizado cada dia mais os celulares como dispositivos para fazer compras, é fundamental que o seu site de vendas se adapte a essa realidade.

 

Controle o estoque

Por meio da plataforma de e-commerce o lojista consegue efetuar o controle do estoque do seu empreendimento on-line. Utilizando as ferramentas disponíveis, é possível contabilizar a quantidade de itens disponíveis no estoque e também rastrear com detalhes a entrada e a saída de produtos.

Manter todas as informações relativas ao estoque em um mesmo local, de forma que os dados permaneçam integrados com loja virtual é imprescindível para evitar que um produto que já tenha sido esgotado permaneça à venda, por exemplo.

 

Garanta segurança

Uma plataforma estruturada, com usabilidade simples e fluida, transmite mais confiança ao consumidor. Esse é o primeiro ponto a se observar no quesito segurança.

Também é imprescindível que o lojista garanta a segurança da transação financeira, com o uso de selos certificadores de segurança, como Site Blindado e E-bit. Outra maneira de fazer isso é na programação do próprio site, implementando o certificado SSL. Esse certificado é uma ferramenta que usa criptografia nas informações compartilhadas pelo usuário.

O certificado SSL é visto pelo usuário na URL “https://”, cuja presença garante a confiabilidade  do domínio.

 

Pense no relacionamento com os visitantes

Utilize uma plataforma de e-commerce que facilite ações para estreitar o relacionamento com os visitantes.

Formulários para captação de leads, por exemplo, são uma ótima alternativa para chegar até o cliente potencial. Por meio deles é possível formar uma base de dados com todos os e-mails dos usuários cadastrados e criar conteúdos para enviar nesses endereços.

E-mail marketing e newsletter são as opções mais utilizadas por empresas que possuem loja virtual. E não é a toa: esse tipo de contato com o cliente mantém sua experiência com a loja e, em muitos casos, geram novas compras.

 

Qual a importância de ter um site de vendas?

Ter um site de vendas representa, para o empreendedor, uma grande oportunidade de ganhos, visto que as vendas podem acontecer 24 horas por dia, sete dias na semana, mesmo que o dono do site não esteja online.

Os ganhos podem ser exponencialmente maiores em comparação a uma loja física, visto que, para a venda online, não há barreira de dia e horário e também não há barreira geográfica para acesso ao site. As barreiras geográficas podem surgir com relação ao envio de produtos físicos, mas, com a aplicação das ferramentas corretas, essa questão pode ser solucionada.

Quando pensamos numa abordagem profissional, com uma experiência de compra completa, o site de vendas é essencial.

 

Quanto custa um site de vendas?

Como existem variados modelos e plataformas, o custo de um site de vendas apresenta uma grande variação. Criar uma loja do zero sai mais caro: algo acima de 4 dígitos, para incluir os serviços de design, desenvolvimento, domínio e hospedagem. Algumas agências podem cobrar de R$2 mil até R$40 mil, R$50 mil, de acordo com a necessidade do cliente e complexidade do site.

Pensando em uma opção mais econômica, as plataformas que ofertam modelos de sites prontos para personalização apresentam um ótimo custo-benefício.

Há soluções para todos os bolsos e tamanhos de empreendimentos, com ferramentas para que sua loja alcance as metas de venda. Ao buscar uma opção, avalie quanto você pode pagar por um site e qual o prazo ideal para que ele esteja pronto. As respostas para essas perguntas ajudarão a escolher o serviço mais adequado.

 

Qual o melhor site de vendas?

notebook com site de vendas

Se você chegou até esse ponto do texto, observou que a escolha da plataforma de e-commerce para a criação do seu site de vendas pode ser simples, mas exige alguns cuidados.

 

BigShop

A BigShop é especializada em sites de vendas e oferece as melhores soluções do mercado para pequenos, médios e grandes empreendimentos.  Especialista em vendas on-line, a BigShop realiza uma entrega personalizada e rápida, para que você possa colocar seus produtos na internet e obter resultados o mais breve possível.

Faça contato com nossos consultores que poderão explicar o passo a passo de como escolher o modelo ideal e de como criar o seu site de vendas.

 

Divulgando seu site de vendas

A divulgação é a alma do negócio. Além de criar um site atrativo, com produtos e conteúdos que prendam a atenção dos usuários, é necessário fazer com que a página seja vista pelo maior número de pessoas possível. Por isso, busque sempre alternativas para divulgar seu site de vendas.

Após criar o seu site de vendas, o próximo desafio é gerar tráfego para ele. Um dos primeiros passos é cadastrar o seu domínio nas plataformas de busca: no Google e outras menores, como Yahoo e Bing.

Possuir perfis nas principais redes sociais utilizadas pelo seu público também é de grande importância. Nesses canais é possível ganhar visibilidade, reconhecimento de marca e se relacionar com seus clientes e consumidores em potencial.

Além disso, criar anúncios no Facebook, no Instagram, no YouTube e outras plataformas sociais e sites em geral pode ser uma boa alternativa para captar mais pessoas para visitarem seu site.

 

Relacionamento com o consumidor

Até aqui, você viu que os recursos tecnológicos são importantes para devem acelerar as soluções. Mas é importante ressaltar que eles não devem substituir o tratamento humano.

Por isso, ao criar um site de vendas para o seu negócio, leve em consideração que por trás de cada cadastro e compra efetuada, existe um ser humano com sentimentos, dores e necessidades.

Sendo assim, ter um relacionamento humanizado, atento ao que as pessoas esperam e buscam é uma maneira de criar conexão e conquistar a admiração e fidelidade do consumidor.

 

Conclusão

site de vendas notebook

Neste artigo, você viu que criar um site de vendas é um excelente investimento para quem quer empreender online e obter ótimos resultados.

Viu também como é importante ter um site com sistema seguro e com funcionalidades para facilitar a experiência do usuário e gerenciar as vendas, profissionalizando sua atuação e conquistando, assim, credibilidade junto aos consumidores.

Portanto, a nossa dica final é que você aposte em uma plataforma que pode oferecer tudo isso. Com mais de 10 anos de experiência em comunicação e vendas on-line, a Big Bang reúne o conhecimento e os recursos técnicos e profissionais para desenvolver o site de vendas ideal para o seu negócio.

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