Vendas por WhatsApp: tudo o que você precisa saber para começar a vender

Cada vez mais as empresas estão buscando novas alternativas de vendas e o WhatsApp tem sido uma das opções mais procuradas quando se fala no assunto.

Com mais de um bilhão de usuários ativos no mundo, essa ferramenta é uma das melhores maneiras de aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente.

Isso porque o envio de mensagens rápidas e o uso de recursos multimídias permitem criar uma relação mais próxima com a audiência.

Contudo, muitos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios. E é exatamente sobre como começar a vender pelo WhatsApp que falaremos neste artigo.

Se você quer ficar por dentro de todas as dicas para criar uma rotina de atendimento e aumentar o faturamento, continue a leitura do texto.

Por que fazer vendas por WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Existem mais de 100 milhões de pessoas usando a ferramenta no país, o que significa que um a cada dois cidadãos estão no aplicativo.

Tendo isso em vista, o potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme. Por meio dele é possível conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas.

Se você está planejando abrir um negócio ou já tem um, o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar clientes.

Como fazer vendas por WhatsApp?

celular vendas por whatsapp

São inúmeros os motivos para apostar nas vendas pelo WhatsApp. Contudo, não dá para fazer isso de forma amadora e sem planejamento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga se dar bem ao vender pelo aplicativo.

1. Prefira o WhatsApp Business com número profissional

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada a empresas, com uma grande variedade de funcionalidades para te ajudar a vender mais. Outros recursos muito interessantes são as métricas e a opção de etiquetas.

2. Defina seu horário de atendimento pelo WhatsApp

É preciso ter uma rotina de atendimento pelo WhatsApp, com horário delimitado, para atender os clientes com seriedade.

Outro ponto importante é saber qual o melhor momento para contatar seus clientes e para enviar publicidade por meio do aplicativo.

3. Ofereça conteúdo e tenha um cronograma

É possível atrair os mais variados tipos de clientes utilizando o WhatsApp. Ou seja, aqueles que conhecem a marca há pouco tempo ou outros que compram sempre.

O ideal é criar engajamento por meio de áudios, vídeos e textos, além de buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Aqui, uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog, compartilhar uma publicação de redes sociais ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto.

Mas lembre-se de não exagerar no número de mensagens. É importante usar o bom senso e sempre informar ao cliente que se desejar poderá sair a qualquer momento da lista.

4. Utilize listas de transmissão e não grupos

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito bom.

Ainda assim, você precisa ter o bom senso na hora de enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

É válido ressaltar que para criar uma lista de transmissão as pessoas precisam ter o seu contato salvo no celular e você deve ter também os contatos delas salvo no seu aparelho.

5. Antes de enviar mensagens, peça autorização dos seus clientes

É muito importante que ao solicitar o número de WhatsApp de seu cliente, você informe para qual finalidade e peça autorização para enviar comunicados. Em hipótese alguma envie mensagem para um destinatário que não está de acordo em recebê-las.

6. Crie um Link direto do seu número de WhatsApp e divulgue em seu site

Você pode gerar um link direto do seu número de WhatsApp para que as pessoas consigam entrar em contato mais facilmente.

Para fazer isso, você pode utilizar um site gerador, como o Convertte ou crie o link manualmente. É só usar o endereço a seguir, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

7. Use o Instagram e Facebook para atrair clientes

Usar o Instagram e o Facebook para fazer publicações é excelente para captar novos contatos.

Uma dica de post é usar “Entre em contato conosco no WhatsApp (XX) XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 30% de desconto na nossa loja”.

Assim, para enviar a mensagem, o cliente terá que salvar o seu contato. Essa estratégia se chama confirmação dupla, em que ele confirma o interesse no seu negócio duas vezes. Uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.

8. Aproveite todos os recursos do WhatsApp

Com o WhatsApp você não fica limitado apenas a mensagens de texto. Você pode aproveitar todos os demais recursos do aplicativo, como o envio de fotos, vídeos e áudios.

Porém, como já falamos, é importante ter bom senso e cautela para não incomodar a clientela.

9. Crie uma campanha de vendas

Crie uma campanha de vendas exaltando os diferenciais do seu negócio para conquistar os clientes e mostrar por que os seus produtos ou serviços são ótimos para eles.

Como abordar um cliente por WhatsApp?

vendas por whatsapp homem segurando celular

Existem diversos casos em que é necessário chamar um cliente no WhatsApp. Vamos entender agora qual é a melhor maneira de abordá-lo pelo app.

Criando um script de vendas por WhatsApp

Vamos pensar na seguinte situação: você está utilizando o link de WhatsApp e seu cliente já entrou em contato querendo saber mais sobre os seus produtos.

Primeiro passo: responda o seu cliente se apresentando e citando o nome dele. O foco é em iniciar o processo de entendimento do cliente e não responder diretamente o que ele te perguntou.

Segundo passo: depois que o cliente responder, comece a se preocupar em entender a situação dele e o motivo que o fez chegar até o seu WhatsApp. Não tenha medo de fazer perguntas.

Terceiro passo: deixe o cliente falar e se ele já utiliza algum serviço ou produto de um concorrente, procure instigá-lo a contar o que o deixa insatisfeito. Se ele não utiliza nenhum serviço ou não compra de seu concorrente , descubra o que o deixará satisfeito.

Quarto passo: mostre que você entendeu o problema e tem a solução. Mostre autoridade no assunto e ofereça o seu serviço ou produto.

É importante durante todo esse processo ter em mente que cada cliente exige um tipo diferente de abordagem. Por isso, você deve fazer as perguntas, mas sem deixar a conversa perder o foco.

Como integrar o WhatsApp ao seu e-commerce?

O processo de configuração do WhatsApp ao seu e-commerce é bem simples. Basta baixar o aplicativo para o site seguindo todo o passo a passo do mesmo.

Por meio dessa ferramenta você consegue planejar sua divulgação e ainda alinhar sua estratégia de marketing.

Utilize a ferramenta catálogos

A ferramenta catálogo para WhatsApp une dois fatores importantíssimos no e-commerce: o contato direto com o cliente e o mostruário de produtos.

Para utilizá-la, você precisa:

  1. Na página inicial do seu WhatsApp Business, acessar “configurações” e entrar em “configurações da empresa”.
  2. A opção “Catálogo” deve aparecer entre o “Perfil comercial” e o “Estatística”. Caso você não o encontre, pode ser que o recurso ainda não tenha sido liberado para o seu perfil.
  3. Selecione o símbolo “+” para começar a adicionar os produtos no catálogo.
  4. Você pode colocar o nome do produto, fotos, descrição, preço e um link, seja para uma página de pagamento ou página de vendas.
  5. Depois de preencher tudo, selecione “salvar”. Então, basta esperar que os seus produtos sejam aprovados e que fiquem disponíveis para a divulgação.
  6. Uma vez que os seus produtos forem aprovados, o catálogo ficará disponível para todas as pessoas que entrarem no seu perfil, podendo ser modificado a qualquer momento.

Na hora de enviar o catálogo pelo WhatsApp para os clientes, você pode fazer da mesma forma que envia uma foto ou um documento.

Funil de vendas por WhatsApp

vendas por whatsapp mulher segurando cartão e celular

O WhatsApp está entre as plataformas em que se pode utilizar do funil de vendas para respeitar as necessidades do consumidor. Sendo assim, ao criar listas de transmissão, elas devem possuir as segmentações de cada perfil de cliente.

Topo do Funil

É a fase em que a pessoa está começando a entender e pesquisar soluções para suas necessidades. Aqui, você deve fazer com que ele sinta confiança, ao mesmo tempo que vai compreendendo como você pode ajudá-la.

Meio do Funil

Nessa fase, a pessoa já identificou seu problema e está procurando as possíveis soluções para o que precisa. É provável que ela já demonstre interesse na sua marca e você pode começar uma abordagem um pouco mais vendedora.

Fundo do Funil

Nessa etapa estão as pessoas que já criaram um laço com você e já consideram seu produto ou serviço como uma alternativa para solucionar seus problemas. Então, é o momento de vender o seu produto ou serviço, por meio de técnicas de persuasão.

Por fim, não se esqueça que mesmo após a compra é importante manter contato com o cliente para trabalhar sua fidelização. Um cliente satisfeito pode voltar a fazer negócio com você e ainda te indicar para outras pessoas, ajudando a promover sua marca.

Importância de fazer vendas por WhatsApp

vendas por whatsapp mulher com celular e cartão

São diversas as vantagens de fazer vendas por WhatsApp. Entenda de uma vez por todas porque você deve adotar essa estratégia para o seu negócio.

  1. Divulgar a sua marca: o WhatsApp é uma ótima maneira para divulgar sua marca e seus produtos, mas é preciso ter cuidado com a forma como isso será feito. É preciso estar atento a sua linguagem e posicionamento.
  2. Eliminar objeções: é possível eliminar as dúvidas e questionamentos de seus clientes instantaneamente, com um atendimento diferenciado e personalizado.
  3. Reter e aumentar clientes: quando os seus clientes têm a oportunidade de se conectar com você pelo WhatsApp, fica mais fácil aumentar sua rede de contatos e divulgar seus produtos e serviços.
  4. Relacionamento com clientes: pelo WhatsApp você tem um relacionamento mais próximo e pessoal com seus clientes antes, durante e após a compra.
  5. Coletar feedback: você pode solicitar a opinião de quem já comprou de você e divulgar para atrair novos clientes.

Conclusão

vendas por whatsapp mulher segurando celular

Como você pôde perceber ao longo do artigo, o WhatsApp é uma excelente maneira de atender seu cliente e realizar mais negócios. Se você ainda não incorporou esse canal ao seu processo de vendas, saiba que está deixando de aproveitar uma grande oportunidade.

E agora que já conhece um pouco mais sobre como fazer vendas pelo WhatsApp, que tal começar a utilizar o aplicativo para potencializar seus resultados?

Caso você possua uma loja virtual BigShop e precisa de mais informações sobre como integrar a plataforma à sua conta no WhatsApp, entre em contato conosco que esclarecemos todas as suas dúvidas.

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